O prazo para atualizar dados no Cadastro Único estava previsto para se encerrar na última sexta-feira, 14. Porém, devido ao grande número de cidadãos à procura do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) das prefeituras e das longas filas, o prazo foi prorrogado até novembro.

Agora, as famílias inscritas no CadÚnico terão mais 30 dias para atualizar seus dados e não perderem seus benefícios, como Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), por exemplo.

Sendo assim, os beneficiários devem realizar agora o recadastramento até o dia 14 de novembro.

Quem precisa fazer a atualização do CadÚnico?

Neste ano, a convocação está sendo feita pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, e deve ser feita para os beneficiários que não atualizam seus dados desde anos de 2016 e 2017.

Desde fevereiro, o processo para a atualização está em andamento e devem ser convocadas 8 milhões de famílias. Até semana passada, haviam mais de 263 mil famílias que ainda precisavam realizar a atualização cadastral.

O governo solicita confirmação do número de pessoas que integram a família, assim como dados de endereço, telefone, renda, entre outros.

Onde realizar o recadastramento do CadÚnico?

O anúncio e divulgação de quem precisa atualizar os dados é feito através do comprovante de saque ou extrato do benefício social, ou então no aplicativo do Caixa Tem.

O recadastramento está sendo feito pelas prefeituras locais do beneficiário que teve alteração em suas informações. Para aqueles que não tiveram nenhuma alteração, basta realizar a confirmação dos dados no aplicativo. De acordo com o Ministério da Cidadania, os atendimentos são feitos exclusivamente por agendamentos.

A atualização deve ser feita pelo responsável familiar até o novo prazo. Caso o recadastramento não seja feito, a família poderá ficar sem o benefício e, posteriormente, ser cancelado.

Para os inscritos no Cadastro Único, os dados devem ser atualizados a cada dois anos, ou então, sempre que houver alguma alteração nas informações da família. O processo pode ser feito pelo aplicativo do Cadastro Único, disponível para Android e iOS.