A Caixa começou a devolver os valores desviados de beneficiários do Bolsa Família que foram vítimas de golpes nas últimas semanas. Os casos envolveram fraudes onde criminosos utilizaram mensagens SMS com links maliciosos para roubar informações sensíveis dos usuários e sacar indevidamente o dinheiro depositado em agosto.

Os golpistas obtiveram dados bancários das vítimas, facilitando o acesso às contas onde os benefícios são depositados, normalmente via aplicativo Caixa Tem. Uma vez que os criminosos acessam as contas, conseguem retirar os valores de forma indevida, causando prejuízos para as famílias.

Em resposta a essa situação, o MDS acionou a Caixa Econômica Federal, que está implementando medidas para reforçar a segurança do Caixa Tem. A instituição já mapeou as ocorrências e está orientando suas agências a prestar o suporte necessário às famílias prejudicadas e devolver o valor, caso haja comprovação do desvio.

Nas redes sociais, beneficiários alegaram que já tiveram o valor devolvido após contestar o desvio do recurso.

Bolsa Família desviado foi pago pela Caixa, disse beneficiário em grupo do Facebook - Reprodução
Bolsa Família desviado foi pago pela Caixa, disse beneficiário em grupo do Facebook - Reprodução

Como recuperar o dinheiro desviado

Para os beneficiários que foram vítimas desse golpe, a Caixa disponibilizou três formas de contestar transações indevidas, como transferências via PIX realizadas sem consentimento:

  1. Presencialmente: Vá até uma agência da Caixa com seu CPF e um documento de identificação. Explique a situação e comprove que você não realizou a movimentação contestada.
  2. Pelo Aplicativo Caixa Tem:
  • Acesse o ícone de ajustes;
  • Selecione "Minha conta";
  • Clique em "Contestar transação";
  • Escolha o valor a ser contestado e responda às perguntas de segurança.
  • Ao final, você verá a mensagem "Contestação solicitada com sucesso". O prazo para análise é de até 10 dias úteis.
  • Via SAC Caixa: Ligue para o número 0800 726 0101, opção 6. Informe seu CPF, número da conta, data e valor da transação que deseja contestar. O atendente registrará a contestação após perguntas de segurança.

Além de contestar a transação, é recomendado fazer um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito de duas maneiras:

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC/MDS) orientou a Central de Relacionamento do MDS, Disque Social 121, sobre os procedimentos em casos de fraude. A Caixa reforçou que as comunicações com os beneficiários do Bolsa Família são feitas exclusivamente através dos extratos bancários e do aplicativo oficial do programa. O programa não envia SMS com links nem realiza ligações telefônicas.

Após a contestação, o acesso ao aplicativo Caixa Tem da família é reiniciado. A recomendação é que aqueles que já contestaram e tiveram seus benefícios devolvidos, saquem seus valores apenas com a biometria nos caixas eletrônicos e não utilizem o Caixa Tem neste momento, ou então façam um novo login e senha para o aplicativo. A Polícia Federal também já está investigando as fraudes.

Para evitar golpes, nunca compartilhe informações pessoais por telefone ou aplicativos de mensagens. A comunicação oficial sobre o Bolsa Família deve ser feita apenas nas secretarias de assistência social municipais ou nos aplicativos certificados Caixa Tem e Bolsa Família. Nunca clique em links enviados via SMS.