Na última sexta-feira (12), a Caixa Econômica Federal efetuou novos pagamentos do Auxílio Reconstrução para famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. O benefício foi creditado agora para mais 16,6 mil famílias, ajudando pessoas que enfrentam dificuldades após os desastres naturais.

Desde o lançamento do auxílio até agora, o Governo Federal já disponibilizou cerca de R$ 1,4 bilhão para 274 mil famílias, incluindo os últimos pagamentos. O pagamento de R$ 5.100 por família tem como objetivo auxiliar com despesas essenciais.

Como funciona o recebimento do Auxílio?

Os beneficiários não precisam abrir contas para receber o valor. A Caixa Econômica Federal identifica se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança no banco e efetua o crédito automaticamente, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Se o beneficiário não tiver conta, a Caixa abrirá automaticamente uma Poupança Caixa Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Além disso, o beneficiário pode fazer transferências via Pix e pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

O aplicativo Caixa Tem também permite saques nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de um token diretamente no aplicativo.

Etapas do Pagamento

  1. Cadastro pelas Prefeituras: As prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
  2. Confirmação do Cadastro: O responsável familiar deverá acessar o site do Auxílio Reconstrução, realizar o login com a senha do portal Gov.Br e confirmar o cadastro.
  3. Cruzamento de Dados: Os dados são cruzados pela Dataprev, que encaminha à Caixa a folha de pagamentos de forma escalonada, na medida em que as famílias forem sendo cadastradas e confirmadas.
  4. Crédito do Benefício: O pagamento é feito pela Caixa diretamente na conta do beneficiário em até dois dias úteis após o recebimento da folha.

Para aqueles que estejam impossibilitados de usar os canais digitais, a Caixa conta com 302 agências, além das lotéricas, que estão funcionando em todo o estado do Rio Grande do Sul. As cidades de Barra do Ribeiro, Porto Alegre e Eldorado do Sul contam com atendimento das unidades móveis da Caixa.

Quem pode receber? Pago em parcela única, todas as famílias residentes em áreas que foram integral ou parcialmente inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos, nos 444 municípios do Rio Grande do Sul que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública pode pedir a ajuda.

Tenho direito mas não recebi, o que faço? Se você preencher os requisitos de morar nas áreas de desastre mas não for contemplado com o benefício, deverá buscar orientações na sua prefeitura, que é quem efetua o cadastro junto ao programa.