Na última terça-feira (11), a Caixa Econômica Federal divulgou as condições do banco para o novo empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Com isso, foi lançada uma página em seu site oficial que auxilia o beneficiário a contratar o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem, entre outras informações necessárias para solicitar o crédito.

Por meio de uma coletiva de imprensa, Danielle Calazans, junto a outros representantes da instituição, informaram as regras para a solicitação do empréstimo. Além da Caixa, outras 11 instituições financeiras estão aptas pelo Ministério da Cidadania para oferecer o crédito.

Regras da Caixa para liberação do crédito consignado

Em primeiro lugar, Calazans deixou bem claro que a intenção da Caixa é auxiliar o beneficiário do Auxílio Brasil a desenvolver o comprometimento com a educação financeira do público em questão. As informações estão no site caixa.gov.br/educacao-financeira, e a medida vem para aquecer a economia e tem objetivo ajudar as famílias a não se endividarem ainda mais.

De acordo com o banco, será possível parcelar o empréstimo em até 24 vezes, comprometendo até 40% do valor total do benefício, levando em consideração os R$ 400, com prestação de R$ 160 mensais, e a taxa de juros será de 3,45% ao mês. A taxa máxima imposta pelo Governo é de 3,5%. Não haverá nenhuma cobrança tarifária para abertura de crédito, nem tarifa administrativa para o saque.

Apenas o responsável familiar poderá solicitar o consignado, tendo em vista que só têm acesso ao empréstimo aqueles que recebem o benefício a mais de 90 dias, e que não tenham faltado em nenhuma convocação do Ministério da Cidadania.

Como contratar o empréstimo pelo Caixa Tem

Além dos 26 mil pontos físicos, sendo agências da Caixa, Lotéricas, e correspondentes Caixa Aqui, o beneficiário poderá simular e contratar o crédito pelo aplicativo do Caixa Tem, disponível para Android e iOS, na conversa chamada "Empréstimo".

Na simulação, o beneficiário terá as seguintes informações:

  • taxa de juros do empréstimo;
  • prazo de duração do contrato;
  • valor da parcela;
  • quanto começa a receber de auxílio;
  • valor total a ser pago no final do pagamento.

O pagamento é feito na mesma conta em que o beneficiário recebe o Auxílio Brasil ou BPC (Benefício de Prestação Continuada), em até dois dias úteis, a contar da data de contratação. Será permitida a desistência da contratação em até 7 dias. No site, o banco disponibiliza mais informações sobre o assunto.