A Caixa Econômica Federal emitiu um novo alerta nesta quarta-feira (18) sobre golpes relacionados ao Programa Bolsa Família, que vem afetando milhares de brasileiros desde o mês de agosto. O banco emitiu nota informando que estão sendo disseminados por redes sociais, SMS e WhatsApp, links maliciosos que podem roubar dados dos beneficiários. O banco reforçou que não envia links diretamente aos clientes e que e-mails só são enviados com a devida autorização do titular para o endereço cadastrado quando da instalação do app.

Golpistas têm utilizado mensagens falsas com informações enganosas para tentar obter dados pessoais e financeiros dos beneficiários do programa. A Caixa orienta que os cidadãos não forneçam senhas ou dados de acesso em sites ou aplicativos desconhecidos e nunca compartilhem links dos aplicativos oficiais do banco.

Principais cuidados

Veja abaixo os principais cuidados que você deve tomar com sua conta:

  • Não forneça senhas ou dados pessoais em sites ou aplicativos suspeitos, tampouco em ligações telefônicas.
  • Desconfie de mensagens sensacionalistas ou que oferecem "oportunidades imperdíveis".
  • Não clique em links recebidos por SMS ou WhatsApp.

A Caixa também alertou que links falsos podem conter programas espiões, que se instalam silenciosamente no dispositivo e podem roubar dados de navegação e informações pessoais.

Outros procedimentos de segurança da Caixa, são:

  • Senhas e assinaturas eletrônicas não são solicitadas na mesma página;
  • Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis, nunca forneça;

O banco disse ainda que monitora as transações e serviços para identificar casos suspeitos.

O que fazer em caso de golpe?

Caso o cliente suspeite de uma tentativa de fraude ou teve seu dinheiro desviado, deve imediatamente entrar em contato com a agência ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando os detalhes para que medidas possam ser tomadas.

A Caixa reforça ainda que:

  • Nunca solicita senhas por telefone.
  • Não recolhe cartões, mesmo que estejam cancelados ou com defeito.
  • Não pede depósitos em contas bancárias.
  • Não envia links para atualização de dados ou desbloqueio de contas.

Em casos de perda ou furto de dispositivos, o cliente deve contatar o SAC da Caixa para bloquear o acesso ao Internet Banking. Ao utilizar serviços por telefone, certifique-se de estar usando os números oficiais da Caixa.

O serviço está disponível 24 horas por dia para garantir segurança aos clientes e evitar fraudes envolvendo o Bolsa Família e outros serviços financeiros.