A Caixa Econômica Federal iniciou nesta terça-feira, 20 de abril, o pagamento do seguro-desemprego em conta poupança digital no Caixa Tem. Quem vai receber pelo aplicativo serão os cidadãos que não indicarem uma conta bancária no requerimento do benefício e que não possuem outro tipo de conta na Caixa. A conta digital no Caixa Tem já é utilizada por milhões de brasileiros para recebimento do Auxílio Emergencial, Bolsa Família, FGTS Emergencial, entre outros benefícios sociais.

Segundo o banco, quem já possui outro tipo de conta na Caixa vai receber nas contas existentes e poderá movimentar os valores por meio do cartão da conta ou pelo internet banking da Caixa, disponível no site ou no app. Nos casos em que não for possível creditar o seguro-desemprego na conta informada ou em conta poupança digital a Caixa vai disponibilizar o saque com Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

Serviços que o Caixa Tem oferece

A Caixa explicou que as contas digitais serão abertas de forma automática e sem nenhum custo. Também não haverá necessidade do cidadão comparecer a uma agência nem apresentar documentos, sendo que o benefício pode ser movimentado por meio do app.

Com o valor na conta digital o trabalhador pode fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Confira todos os serviços que estão disponíveis no Caixa Tem:

  • Utilização do Cartão de Débito Virtual para compras pela internet;
  • Compras em lojas físicas por meio de QR Code (pagamento na maquininha);
  • Transferir o dinheiro para outras contas bancárias sem taxa;
  • Pagamento de boletos e contas domésticas como água, luz e telefone;
  • Consultar saldo e extrato da conta;
  • Pagamento ou transferência instantânea por meio do Pix;
  • Saque sem cartão utilizando código no caixa eletrônico;
  • Recarga de celular com saldo da conta;
  • Pagamento de contas em lotéricas sem necessidade de cartão;
  • Seguro apoio família por R$ 30 ao ano.

A Caixa disponibilizou diversos tutoriais para ensinar aos novos clientes como utilizar todos os serviços do app Caixa Tem. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial do banco, no Youtube.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

O Seguro Desemprego é uma assistência financeira temporária paga pelo governo federal ao trabalhador demitido sem justa causa. O benefício pode ser pago de três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, a depender do tempo trabalhado. Veja quem pode receber o seguro desemprego:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

O valor do seguro-desemprego vai ser definido a partir da média dos salários dos últimos três meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de 1 salário mínimo.

É possível mudar o número do Caixa Tem?

Com o retorno dos pagamentos do Auxílio Emergencial, muitos beneficiários enfrentaram problemas de acesso à conta digital por terem trocado de aparelho celular ou de chip. Uma vez que a conta é vinculada a um número de celular ou aparelho para atualizar essa informação o cidadão deve comparecer a uma agência da Caixa para fazer o procedimento com segurança.

Em muitos casos beneficiários tiveram sua conta bloqueada por suspeita de tentativa de fraude pelo sistema de segurança do aplicativo ao tentar mudar o número de celular no Caixa Tem. O atendimento nas agências é feito que funcionam das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos.

O reforço na segurança do aplicativo se deu ainda no ano passado quando o Caixa Tem foi alvo de fraudadores que utilizaram dados de terceiros para sacar o Auxílio Emergencial e o FGTS Emergencial.

A solução encontrada pela Caixa foi elaborar um calendário de desbloqueio do Caixa Tem para que, nos casos mais graves, o cidadão comparecesse às agências para confirmar a sua identidade. Em situações mais simples o banco permitiu que a suspensão fosse revertida por meio do envio de documentos para o Whatsapp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro estava regular a instituição financeira liberava o acesso a conta em algumas horas.