Está liberado desde essa terça-feira, 7 de fevereiro, um saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 6,2 mil por pessoa. O benefício é destinado a um grupo de cerca de 80 mil pessoas, residentes de algumas cidades específicas dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Trata-se de um saque calamidade, liberado após a ocorrência de fortes chuvas na região dessas três cidades: Rondon (PR), Cruzeiro do Oeste (PR) e São Bento do Sul (SC). O valor pode ser solicitado à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo do FGTS. Veja como abaixo.

Quem pode sacar?

Para sacar o valor é necessário, antes de mais nada, ter o saldo na conta do FGTS. Outro pré-requisito é nção ter realizado saque por motivo de calamidade em um período de menos de 12 meses.

Créditos: Divulgação/M3Mídia
Créditos: Divulgação/M3Mídia

Prazo para solicitar

Mas é preciso estar atento pois há um prazo para que os moradores das áreas afetadas solicitem e resgatem o valor. Veja só:

  • Rondon: 15 de fevereiro de 2023;
  • São Bento do Sul: 5 de março de 2023;
  • Cruzeiro do Oeste: 24 de abril de 2023.

Como solicitar?

A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção "Meus Saques", no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O passo a passo é o seguinte:

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção "Meus saques" e selecionar "Outras situações de saque — Calamidade pública" — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Outros municípios

Atualmente, estão com pagamento vigente do Saque FGTS por motivo de calamidade 35 municípios do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Créditos: Divulgação/Caixa Econômica Federal
Créditos: Divulgação/Caixa Econômica Federal