A Caixa Econômica Federal (CEF) estuda lançar em 2021 uma nova modalidade de crédito imobiliário sem custos adicionais de entrada, além de estender o prazo de pagamento para até 35 anos. O programa objetiva facilitar a comprar de imóveis, pois garante maior prazo para os pagamentos e zero entrada.

Hoje, a CAIXA disponibiliza 4 modalidades de financiamento habitacional com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos - SBPE.

Além da facilidade e ampliamento do prazo, é possível usar o FGTS para amortizar o valor do financiamento. Só vale mencionar que a linha de crédito do Sistema Financeiro Habitacional (SFH) só é permitida quando a parcela do financiamento não comprometer mais de 30% da renda e quando o imóvel não extrapolar o limite de R$ 1,5 milhão.

Até o momento o novo programa habitacional da Caixa que facilita o financiamento não tem prazo para ser lançado. Atualmente, cerca de 5,88 milhões de residências brasileiras estão enquadradas como "deficitárias". Dados da Fundação João Pinheiro mostram que, desse montante, 3 milhões pagam aluguel que compromete 30% da renda familiar. Além disso, há cerca de 1,48 milhão vivendo em situação de precariedade. Dessa forma, o programa irá facilitar a compra de imóveis, ajudando milhões de brasileiros.

Sistema SFH da Caixa

Enquanto o novo programa não é liberado, confira como consultar um financimento de imóvel pela Caixa:

  • 1) Faça uma simulação pela página da Caixa. Nela, será necessário informar o valor da prestação, prazo e demais condições;
  • 2) O interessado deverá apresentar a documentação exigida para os correspondentes bancárias ou para o próprio gerente da agência. Nessa etapa, a Caixa vai identificar as possibilidades de uso do FGTS e o tipo de crédito que será mais adequado;
  • 3) A Caixa irá até o imóvel para avaliar o valor de venda e as condições de uso;
  • 4) Feita a avaliação, o contrato será assinado diretamente na agência. O cliente deverá registrar o contrato no cartório de imóveis para garantir a liberação do crédito;
  • 5) Com o contrato assinado, ao longo do prazo estabelecido, as parcelas do financiamento habitacional deverão ser quitadas.

Atualmente, a Caixa cobra taxas de juros compostas de variação do índice da Poupança (1,92%) + parte fixa que varia de 3,35% a 3,99% a.a., com teto caso o rendimento da poupança suba.

Ajustes nas condições de crédito podem ser solicitadas pelo Internet Banking da Caixa, por meio do site da instituição bancária ou diretamente na agência. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 4004 0104 (capitais) ou 0800 104 0104 (demais localidades) e no site da Caixa.