Milhões de brasileiros que recebem benefícios sociais pelo Caixa Tem vêm enfrentando diversos problemas para acessar o aplicativo desde a última segunda-feira, 17.

Com novos depósitos do Bolsa Família, do Auxílio Gás dos Brasileiros e do abono salarial Pis/Pasep previstos para a mesma data, o sistema vem apresentando falhas no login da conta e pagamentos atrasados.

Alguns períodos de instabilidade no Caixa Tem são normais, já que mais de 100 milhões de brasileiros possuem conta no aplicativo e algumas vezes esses pagamentos acabam se cruzando.

Porém, desta vez um motivo específico está impedindo que os trabalhadores façam o saque do abono Pis: a atualização cadastral do Caixa Tem.

ÍNDICE

Além disso, a sobrecarga de acessos nos mesmos períodos do dia acaba causando erros como de conta não localizada e alguns bloqueios por suspeita de fraude. Veja nesse post as formas mais fáceis de regularizar o acesso ao Caixa Tem e os erros mais comuns que ocorrem no app.

Caixa Tem pode ser desbloqueado nas lotéricas

Com a popularização do Caixa Tem principalmente entre o público que recebe benefícios do governo, a Caixa foi facilitando as formas de resolver alguns problemas com a conta digital. Entre os serviços, o banco passou a oferecer a possibilidade de desbloquear o Caixa Tem pelo Whatsapp ou nas casas lotéricas.

A opção de desbloquear o Caixa Tem pode ser feito em qualquer uma das 13 mil lotéricas espalhadas pelo país, basta apresentar o celular no qual o app está instalado e um documento pessoal com foto (RG ou CNH).
Caixa Tem pode ser desbloqueado pelo Whatsapp ou nas lotéricas. Imagem: Ache Concursos

Caixa Tem: Veja como solucionar os problemas mais comuns

Troquei de celular e não consigo acessar o Caixa Tem

Para evitar os casos de fraudes, a Caixa limitou o número de acessos para cada titular com conta no Caixa Tem. Por isso, a pessoa pode ter o acesso negado se tentar logar com seu CPF e senha em muitos celulares além daquele em que a conta foi acessada pela primeira vez.

Nos casos de troca de chip (número) do celular ou do aparelho móvel a conta no Caixa Tem pode ser bloqueada e para regularizar o acesso o titular terá que comparecer a uma agência com documento com foto para liberar o acesso.

Erro "É necessário regularizar seu acesso em uma agência"

Esse erro é comum nos casos em que existe alguma divergência nas informações fornecidas no cadastro do usuário da conta. Como se trata de uma medida de segurança, a única forma de liberar o acesso é indo até uma agência da Caixa com o celular e um documento de identificação que comprove que você é o titular da conta.

Erro "Conta não localizada no Caixa Tem"

Já é habitual ocorrer o erro de conta não localizada quando Caixa Tem registra um número muito grande de acessos simultâneos, como agora com o pagamento de dois benefícios juntos.

Mas, o usuário não precisa se preocupar ao ver essa mensagem, pois a conta e os valores disponíveis nela ainda permanecem lá. Por isso, o usuário não deve tentar fazer o login da conta em outro celular pois o acesso poderá ser bloqueado por muitas tentativas de login.

Como mudar o e-mail do Caixa Tem pelo celular

Assim como no caso do número de celular, o e-mail é um dado pessoal importante do cadastro no Caixa Tem. Por questões de segurança, a Caixa exige que o usuário compareça até uma agência caso queria mudar o e-mail cadastrado no Caixa Tem ou caso não reconheça o e-mail/telefones cadastrados na sua conta.

Como atualizar o cadastro do Caixa Tem

A Caixa começou a cobrar a atualização cadastral no Caixa Tem para aqueles que vão receber o abono salarial em 2023. Para isso, o beneficiário deve acessar a conversa "Atualize seu cadastro" no aplicativo e enviar os documentos que serão solicitados: uma foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço).

A Caixa salienta que o envio deverá ser realizado totalmente pelo celular e não há necessidade de comparecer a uma agência.

Desbloquear Caixa Tem pelo Whatsapp

A Caixa permite em alguns casos mais simples que o usuário faça o desbloqueio do Caixa Tem pelo Whatsapp. Antes de iniciar o procedimento, confira se o número oficial do Whatsapp da Caixa é o seguinte: 0800 104 0104.

Confira o passo a passo para regularizar o Caixa Tem pelo Whatsapp:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Em seguida, realize o login da sua conta;
  3. Logo após, toque no Menu > Liberar Acesso;
  4. A partir disso, você será direcionado a um sistema de auxílio automático, que deve disponibilizar um link para o WhatsApp;
  5. Toque neste link, e acesse o atendimento da Caixa automaticamente;
  6. Por fim, siga as informações no chat, disponibilize os documentos necessários, e o seu aplicativo será desbloqueado.

Como recuperar a senha do Caixa Tem

Nos casos em que o usuário não consegue acessar a conta digital porque esqueceu a senha do Caixa Tem existe uma solução mais simples. Confira o passo a passo para recuperar a senha do Caixa Tem:

  1. Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em Entrar;
  2. Digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
  3. Na próxima tela, escolha a opção "Recuperar Senha";
  4. Informe novamento o seu CPF e clique em "Continuar";
  5. O aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela "Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado". Se não localizar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, lembre-se de verificar também na pasta Spam;
  6. Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto "Redefinição de Senha" enviado por Login Caixa;
  7. Clique em "Link para redefinir credenciais" e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deverá ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não irá aceitar que você cadastre o seu CPF ou data de nascimento como senha.
  8. Repita novamente a nova senha criada e clique em Continuar.

É importante lembrar que o link para redefinir a senha do Caixa Tem tem validade de 12 horas. Após esse período, se não tiver redefinido a senha o usuário terá que repetir o passo a passo desde o início.