Se você possui uma conta no aplicativo Caixa Tem, a segunda-feira começou com o pé esquerdo, não é mesmo? Isso porque desde as primeiras horas de hoje, 24, os usuários estão enfrentando problemas para acessar o app que não está funcionando.

Infelizmente, para os milhões de brasileiros que utilizam o Caixa Tem para receber algum tipo de pagamento, seja benefícios sociais como o Bolsa Família, saque FGTS ou abono salarial, a novela dos problemas com o aplicativo já é comum.

Regularmente os usuários reclamam nas redes sociais sobre problemas de erro para fazer login, conta não localizada, pix fora do ar e conta bloqueada. Agora, o obstáculo é outro: a fila de espera virtual.

Fila de espera no Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem se tornou muito popular no primeiro ano da pandemia, quando foi lançado o Auxílio Emergencial do governo federal. Como o benefício contemplava milhões de brasileiros que ainda não possuíam conta na Caixa Econômica Federal, o banco aproveitou para bancarizar esse público criando uma conta poupança digital no Caixa Tem.

Como o aplicativo recebeu uma enorme quantidade de usuários em um curto período de tempo, foram muitos os problemas identificados, principalmente nos dias de pagamento quando os acessos simultâneos cresciam muito.

Para tentar resolver os problemas de instabilidade a equipe da Caixa criou a fila de espera virtual, que permitiu uma organização melhor no acesso ao aplicativo.

De forma geral, a fila de espera virtual do Caixa Tem não demora muito tempo para liberar o acesso ao usuário. Em situações normais, a média de tempo de espera para que o usuário consiga entrar no aplicativo fica entre 10 e 15 minutos.

Porém, esse cenário mudou nesta segunda-feira, 24, quando a fila de espera no Caixa Tem chegou a informar mais de uma hora para que o usuário pudesse entrar no aplicativo. Para alguns, após o fim do prazo da fila, a tela do Caixa Tem exibia a mensagem "Aguarde. Sua vez está chegando" e mesmo assim o aplicativo não saia da fila de espera.

O problema frustrou milhares de pessoas que foram para as redes sociais reclamar que não conseguem pagar contas com vencimento na data de hoje, que foram realizar alguma compra e não conseguiram efetuar o pagamento pelo app ou beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família que recebem uma nova parcela hoje.

Como resolver o problema do Caixa Tem?

Nesse caso de grande espera na fila virtual do Caixa Tem, não há muito o que possa ser feito pelo usuário além de aguardar e tentar acessar o aplicativo novamente em outro período do dia. Como se trata de um problema de instabilidade no sistema, é necessário aguardar até que a Caixa solucione o erro e normalize o acesso para quem está tentando entrar no Caixa Tem.

Até a publicação desta matéria, o banco não informou o motivo que ocasionou a falha, nem respondeu o questionamento de usuários que buscaram ajuda pelas redes sociais da Caixa.

A expectativa é que o serviço seja reestabelecido ao longo do dia, permitindo que até o final da segunda-feira (24) os usuários consigam movimentar os valores das contas digitais. De acordo com o site de monitoramente Downdetector, o pico de reclamações sobre o Caixa Tem fora do ar foi ocorreu por volta das 11h da manhã de hoje e aos poucos o número de notificações vêm diminuindo.

Caixa Tem não funciona e deixa usuários em fila de espera virtual