O aplicativo Caixa Tem está passando por períodos de instabilidade nesta terça-feira (2), deixando alguns serviços indisponíveis e impedindo que clientes da conta poupança digital da Caixa possam movimentar os valores pelo app.

Mensalmente, mais de 21 milhões de pessoas recebem algum tipo de benefício social pelo Caixa Tem: seja a parcela do Bolsa Família, o saque-aniversário do FGTS ou o abono Pis/Pasep. A plataforma centraliza diversos pagamentos de programas sociais do governo desde a pandemia e a criação do Auxílio Emergencial.

Nas últimas horas, usuários têm relatado problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem, incluindo erros de conta não localizada, acesso bloqueado e erro de código x5. Veja como regularizar o acesso ao aplicativo.

Não consigo acessar o Caixa Tem, e agora?

Infelizmente, erros ao acessar o Caixa Tem em determinados períodos são bem comuns por causa da quantidade de pessoas movimentando valores em conta digital. No mês de abril, por exemplo, o pagamento do Bolsa Família e do abono salarial se mesclaram e o app recebia milhões de acessos por dia.

A quantidade de acessos simultâneos causa instabilidade na plataforma, o que pode gerar erros ao localizar a conta poupança e, em alguns casos, até o bloqueio do Caixa Tem por muitas tentativas de login.

App Caixa Tem é atualizado

Na última semana de abril, a Caixa começou a liberar uma nova versão do aplicativo Caixa Tem (v.1.78.1) lançada em 14 de abril. A atualização trouxe um novo visual e facilita o acesso a alguns serviços com atalhos para o Pix, pagamento de contas, consulta de extrato e saque sem cartão.

Para regularizar o acesso, o usuário deve entrar na loja de aplicativos do seu celular e atualizar o Caixa Tem para a nova versão.

Aplicativo Caixa Tem é atualizado para nova versão

Caixa Tem bloqueado: Como liberar acesso?

Caso o usuário tenha se deparado com a mensagem do Caixa Tem bloqueado será necessário entender o que levou ao bloqueio da conta. Os motivos podem variar desde inconsistências nos dados do titular da conta até muitas tentativas de login da mesma conta em mais de um aparelho celular.

Caso existam divergências nas informações do cliente, o app Caixa Tem será bloqueado e será exibido o aviso "É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência". Nesse caso, por questões de segurança o desbloqueio deverá ser feito pelo titular da conta em uma agência da Caixa.

O banco informa que não é necessário agendar atendimento, basta comparecer com um documento de identificação e solicitar a regularização do cadastro no Caixa Tem.

Em alguns casos, o Caixa Tem pode ser bloqueado por muitas tentativas de acesso. A mensagem "Limite de tentativas excedidas. Aguarde e tente novamente mais tarde." indica que o sistema de segurança da Caixa foi acionado após o usuário errar o e-mail ou senha da conta.

Nesse caso, o cliente pode tentar acessar novamente a conta em 30 minutos ou procurar uma agência para desbloquear o aplicativo.

O bloqueio do Caixa Tem também pode ocorrer nos casos em que a pessoa possui muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho celular. Segundo a Caixa, agora existe um limite de quantidade de pessoas que podem acessar o Caixa Tem usando o mesmo celular. Se a sua conta foi bloqueada por este motivo, basta procurar uma agência da Caixa e solicitar a exclusão dos CPFs que não irão mais acessar o app no seu celular.

Desbloqueio do Caixa Tem no Whatsapp e lotérica

Em casos mais simples, o Caixa Tem pode ser desbloqueado em qualquer lotérica ou correspondente Caixa Aqui apresentando um documento pessoal (RG ou CNH) e o celular no qual o aplicativo está instalado.

A Caixa também permite o desbloqueio do Caixa Tem enviando os documentos pelo Whatsapp da Caixa. O prazo para regularização do acesso ao Caixa Tem é de 48 horas após a comprovação dos dados.

Caixa Tem código x5

O erro código x5 no Caixa Tem indica que o computador ou celular de onde a conta está sendo acessada foi bloqueado pela Caixa. Se o internet banking estiver apresentando essa mensagem no momento do login o usuário terá que fazer um novo cadastro no internet banking da Caixa.

Como recuperar senha no Caixa Tem

Se o acesso ao aplicativo estiver impedido porque o usuário esqueceu a sua senha do Caixa Tem o problema é mais fácil de resolver. A recuperação da senha pode ser feita pelo celular sem precisar procurar o atendimento em agências ou lotéricas.

Confira como recuperar a senha do Caixa Tem no passo a passo abaixo:

  • Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em Entrar;
  • Digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
  • Na próxima tela, escolha a opção "Recuperar Senha";
  • Informe novamento o seu CPF e clique em "Continuar";
  • O aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela "Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado". Se não localizar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, lembre-se de verificar também na pasta Spam;
  • Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto "Redefinição de Senha" enviado por Login Caixa;
  • Clique em "Link para redefinir credenciais" e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deverá ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não irá aceitar que você cadastre o seu CPF ou data de nascimento como senha.
    Repita novamente a nova senha criada e clique em Continuar.