Os beneficiários do Bolsa Família foram surpreendidos com um novo pagamento neste sábado (1º). E não, não é uma pegadinha do Dia da Mentira! A Caixa vai depositar hoje a parcela de Março para os inscritos com NIS final 3, 4, e 5 e 9 que tiveram o benefício desbloqueado após revisão do governo.

O novo cronograma de pagamentos foi divulgado na última quinta-feira (30) pela assesoria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Após reunião com a Caixa Econômica Federal, o MDS entrou em acordo que o processo de liberação dos benefícios bloqueados no dia 24 de março será feito de modo escalonado.

Dessa forma, entre a quinta-feira 30/03 e o sábado 01/04 as famílias desbloqueadas poderão sacar o benefício no Caixa Tem. Confira as datas de depósito para cada grupo:

  • NIS final 0 - famílias foram desbloqueadas na quarta-feira (29/03) e podem sacar a parcela a partir da sexta-feira 31/03;
  • NIS final 1 e 3 - famílias desbloqueadas no dia 29 de março podem sacar a partir da quinta-feira 30 de março;
  • NIS final 6, 7 e 8 - famílias desbloqueadas no dia 30 de março podem sacar a parcela na sexta-feira (31/03);
  • NIS final 3, 4, e 5 e 9 - famílias desbloqueadas na sexta-feira (31/03) podem sacar o benefício no sábado, 1º de abril.

Quem teve o Bolsa Família bloqueado em março?

De acordo com o MDS, mais de 1,32 milhão de beneficiários tiveram a parcela de março do Bolsa Família bloqueada. O governo não informou quantas pessoas fazem parte do grupo que teve o benefício desbloqueado.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os bloqueios dos irregulares começaram no dia 20 de março com a Averiguação Cadastral de Renda. Os beneficiários que apresentaram divergência entre os dados de renda declarados no Cadastro Único e os rendimentos encontrados em outras bases de dados tiveram o benefício bloqueado.

Como saber se meu Bolsa Família foi desbloqueado?

As famílias que tiveram o pagamento bloqueado em março devem acompanhar a situação do Bolsa Família e, caso não recebam os valores na data prevista acima, devem entrar em contato com a Caixa ou procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Para descobrir como está a situação do seu benefício a família pode fazer a consulta completa no Portal Cidadão da Caixa ou pelo aplicativo do Bolsa Família. As duas plataformas informam se existe algum impedimento para receber o benefício, o valor da parcela e se o pagamento está liberado, bloqueado ou pendente de finalização.

Bolsa Família vai cair no Caixa Tem

O governo anunciou a distribuição do novo cartão do Bolsa Família para todas as famílias inscritas no programa. A partir de abril, os novos beneficiários que entraram para o Bolsa Família vão receber o cartão no endereço informado durante a inscrição no Cadúnico.

Porém, quem já está acostumado a movimentar os valores pelo Caixa Tem pode continuar sacando o dinheiro da mesma forma. Pelo aplicativo é possível fazer o pagamento de boletos, transferências e o saque sem cartão em caixas eletrônicos, agência da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Para fazer o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.