O governo federal divulgou nesta segunda-feira, 03 de agosto, o novo calendário de pagamento para 1,151 milhão de brasileiros que tiveram o benefício aprovado pela Dataprev após contestação e para os beneficiários cujo pagamento havia sido suspenso no mês de julho por causa da atualização de dados governamentais. As datas foram definidas pelo Ministério da Cidadania que publicou o calendário no Diário Oficial da União.
Este novo calendário contempla o grupo de beneficiários que teve a solicitação do Auxílio Emergencial negada e realizou a contestação entre os dias 24 de abril e 19 de julho. Receberão a primeira parcela do benefício os cidadãos que foram considerados elegíveis pela Dataprev. O calendário também define datas para os beneficiários que receberam a 1ª parcela em abril e tiveram o pagamento reavaliado no mês de julho após atualização de dados governamentais. Para estes o governo irá realizar o pagamento da 3ª e 4ª parcelas.
Assim como os demais pagamentos do Auxílio Emergencial que já tiveram calendário divulgados, esta nova rodada terá o benefício creditado inicialmente em conta poupança digital conforme mês de aniversário e posteriormente os R$ 600 serão liberados para saque e transferência.
Calendário do Auxílio para novos aprovados
O novo calendário de pagamento do Auxílio Emergencial divulgado no dia 03 de agosto abrange os seguintes grupos:
- Recebem a 1ª parcela os beneficiários que realizaram contestação entre 24 de abril e 19 de julho e tiveram o pedido aprovado;
- Recebem a 3ª e 4ª parcelas os beneficiários que receberam a primeira parcela em abril e que tiveram o pagamento suspenso no mês de julho em decorrência de atualização de dados governamentais.
Calendário de pagamento - Novos aprovados | ||
Mês de nascimento | Crédito em conta | Saque e transferência |
Janeiro | 05 de agosto | 08 de agosto |
Fevereiro | 05 de agosto | 08 de agosto |
Março | 05 de agosto | 08 de agosto |
Abril | 05 de agosto | 08 de agosto |
Maio | 05 de agosto | 13 de agosto |
Junho | 07 de agosto | 22 de agosto |
Julho | 12 de agosto | 27 de agosto |
Agosto | 14 de agosto | 1º de setembro |
Setembro | 17 de agosto | 05 de setembro |
Outubro | 19 de agosto | 12 de setembro |
Novembro | 21 de agosto | 12 de setembro |
Dezembro | 26 de agosto | 17 de setembro |
De acordo com a portaria do Ministério da Cidadania estes dois grupos de beneficiários receberão as parcelas subsequentes conforme os calendários divulgados pelo governo no dia 17 de julho e que foram separados em ciclos de acordo com o mês de nascimento do cidadão. Dessa forma, as próximas parcelas devem ser pagas da seguinte forma:
Para os beneficiários aprovados agora após a contestação:
- 2ª parcela será paga no Ciclo 2 entre 28 de agosto e 30 de setembro;
- 3ª parcela será paga no Ciclo 3 entre 09 de outubro e 13 de novembro;
- 4ª e 5ª parcelas serão pagas no Ciclo 4 entre 16 de novembro e 30 de novembro.
Para os beneficiários que tiveram o Auxílio suspenso em julho:
- 5ª parcela será paga no Ciclo 2 entre 28 de agosto e 30 de setembro.
900 mil ainda precisam corrigir cadastro
De acordo com a Dataprev, cerca de 903.719 cadastros ainda estão classificados como "inconclusivos" no sistema, ou seja, são pessoas que solicitaram o benefício até o dia 02 de julho mas ainda precisam corrigir informações pessoais por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site auxilio.caixa.gov.br para que seu pedido seja aprovado. Veja abaixo como realizar a alteração do cadastro ou contestar o benefício negado:
Como contestar o Auxílio negado no aplicativo da Caixa
- Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.
- Informe os dados cadastrais. É importante que as informações sejam iguais aos dados registrados na Receita Federal.
- O aplicativo irá mostrar o motivo da não aprovação do benefício. Selecione a opção Nova Solicitação, se precisa realizar alguma alteração cadastral, ou Contestação, caso discorde do motivo apresentado pelo sistema.
- Se você escolheu a opção Nova Solicitação é só seguir o fluxo normal de preenchimento dos dados, com muita atenção, até completar o cadastro. Após finalizar esta etapa o status da solicitação voltará para "Em análise" e a Dataprev fará novamente a análise do cadastro.
- Se você escolheu a opção Contestação o aplicativo irá informar que esse processo poderá ser feito somente uma vez. Confirme o(s) motivo(s) da contestação e aperte em Continuar. Aparecerá na tela a declaração sobre a veracidade das informações prestadas e, após a leitura, clique em Continuar.
- O pedido de contestação será finalizado e os dados passarão novamente por análise da Dataprev. O trabalhador poderá acompanhar pelo aplicativo o retorno da análise.
A contestação pode ser realizada uma única vez e neste processo o cidadão precisa concordar com a declaração sobre a veracidade das informações prestadas. Após realizada a contestação ou a nova solicitação o pedido retorna para análise da Dataprev e uma nova resposta será enviada nos próximos dias.
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