Um novo grupo recebe a parcela antecipada do Bolsa Família neste sábado, dia 22. Com o calendário de julho iniciado no dia 18/07 para NIS final 1, chegou a vez dos inscritos com NIS final 5 terem o dinheiro depositado na conta.
Como o pagamento para esse grupo está previsto para cair apenas na próxima segunda-feira (24), as famílias que recebem o Bolsa Família pelo Caixa Tem já poderão movimentar o dinheiro no sábado anterior.
As famílias que fazem parte do programa já estão habituadas a receber o Bolsa Família antecipado pelo Caixa Tem. Todos os meses, ao menos dois grupos com o depósito previsto nas segundas-feiras pode movimentar os valores na conta já no sábado anterior.
Em julho, a antecipação do Bolsa Família ocorre para os inscritos com NIS final 5 e 0, que terão o dinheiro adiantado para os sábados de 22 e 29 de julho respectivamente. O cronograma de pagamento segue até 31/07, quando recebem os inscritos com NIS final 0.
Bolsa Família antecipado em julho
Como nós já noticiamos aqui no Ache Concursos, não são apenas esses dois grupos que vão receber o pagamento adiantado - o Bolsa Família de Julho foi antecipado para mais de 464 mil famílias.
Segundo dados do MDS, neste mês as parcelas do benefício médio de R$ 684 ficarão disponíveis já na primeira data do calendário (18 de julho) para beneficiários de 107 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco.
A antecipação do pagamento ocorre porque os municípios em questão estão com situação de emergência decretada. No RS, são 122,3 mil beneficiários que terão direito a antecipar o saque do Bolsa Família, enquanto em Alagoas a parcela será liberada antes para 264,4 mil beneficiários. Em Pernambuco, o valor mensal será adiantado para 77,5 mil lares.
Que horas o Bolsa Família cai no Caixa Tem?
Para saber se a sua família continua apta a receber o dinheiro o beneficiário deve consultar pelo novo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app Caixa Tem.
Ao fazer a consulta, o beneficiário poderá encontrar a parcela do Bolsa Família liberada, bloqueada ou pendente de finalização. O ícone verde indica que o pagamento está liberado e poderá ser movimentado quando chegar a data prevista no calendário.
Já se ao lado do benefício estiver o ícone amarelo, isso indica que o pagamento está bloqueado e o beneficiário deve procurar um gestor do Bolsa Família no seu município para saber mais informações.
O ícone vermelho no app Bolsa Família indica que a parcela foi cancelada e o beneficiário deve fazer o mesmo procedimento de buscar atendimento do CRAS.
Como sacar o Bolsa Família?
Para fazer o saque do Bolsa Família no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.
Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.
O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
- O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar.
- Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
- Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
- Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
- No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
- O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.