Uma nova parcela do Bolsa Família será liberada neste sábado, 27 de maio. Quem recebe o dinheiro na conta de forma antecipada são os inscritos com NIS final 8, cujo pagamento está previsto apenas para a segunda-feira, dia 29.

As famílias que fazem parte do programa já estão habituadas a receber o Bolsa Família antecipado pelo Caixa Tem. Todos os meses, ao menos dois grupos com o depósito previsto nas segundas-feiras pode movimentar os valores na conta já no sábado anterior.

No calendário de maio, o pagamento do Bolsa Família foi antecipado para os inscritos com NIS final 3 e 8. O cronograma de pagamento segue ainda até a próxima terça-feira, 31, quando recebem os inscritos com NIS final 0.

Calendário do Bolsa Família foi antecipado para alguns grupos em maio

Bolsa Família foi antecipado para 700 mil

Além destes dois grupos, outras 702 mil famílias receberam a parcela de maio do Bolsa Família antecipada. O motivo foi a ação do governo que desde março tem adiantado o pagamento para as famílias que residem em áreas afetadas por fortes chuvas, alagamentos e enchentes.

Segundo o MDS, neste mês cerca de 132 municípios foram contemplados pela antecipação do Bolsa Família. Dessa forma, o dinheiro já fica disponível na conta de todos os beneficiários, independente do final do NIS, já no primeiro dia do calendário - 18 de maio.

Veja quem terá direito ao Bolsa Família antecipado:

Que horas o Bolsa Família cai no Caixa Tem?

Para saber se a sua família continua apta a receber o dinheiro o beneficiário deve consultar pelo novo aplicativo do Bolsa Família ou pelo app Caixa Tem.

Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o beneficiário tem o dinheiro depositado na conta.

Ao fazer a consulta, o beneficiário poderá encontrar a parcela do Bolsa Família liberada, bloqueada ou pendente de finalização. O ícone verde indica que o pagamento está liberado e poderá ser movimentado quando chegar a data prevista no calendário.

Já se ao lado do benefício estiver o ícone amarelo, isso indica que o pagamento está bloqueado e o beneficiário deve procurar um gestor do Bolsa Família no seu município para saber mais informações.

O ícone vermelho no app BolsaFamília indica que a parcela foi cancelada e o beneficiário deve fazer o mesmo procedimento de buscar atendimento do CRAS.

Como sacar o Bolsa Família?

Para fazer o saque do Bolsa Família no caixa eletrônico o beneficiário precisará levar junto consigo o celular em que está instalado o aplicativo Caixa Tem que lhe dá acesso à conta poupança.

Ao chegar no local de saque, basta abrir o app e selecionar a opção Saque sem cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período.

O passo a passo completo para sacar pelo Caixa Tem você confere abaixo:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  • O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar.
  • Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  • Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  • Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  • No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Sem Cartão. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  • O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.