O INSS começa a pagar na próxima sexta-feira de 24 de maio a segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Antecipado novamente esse ano pelo governo Lula, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar a segunda parte do abono natalino seguindo o Número final de Benefício (NB). Recebem primeiro aqueles que ganham um salário mínimo.

O décimo-terceiro dará um desafogo nas contas dos idosos. São cerca de 30 milhões de beneficiários que receberão o adiantamento e o investimento total do Governo Federal será de R$ 62,6 bilhões nas duas parcelas.

Para quem ganha acima de um salário mínimo até o teto de R$ 7.786,00, a 2ª parcela começa no dia 3 de junho.

Na primeira parcela de 50% o valor veio sem descontos. Agora, quem paga IR terá o desconto retido. O 13º do INSS cai na conta de quem recebe benefícios previdenciários, ou seja, que fazem parte das aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Os pagamentos da primeira parte do 13º foram de 24 de abril a 7 de maio. Como mencionado anteriormente, cada pagamento é realizado de acordo com o penúltimo dígito do NB dos beneficiários. Os grupos são divididos entre aqueles que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem valores acima do piso.

Calendário da 2ª parcela do 13º do INSS

Veja as datas de pagamento do décimo terceiro para quem recebe até um salário mínimo de acordo com o número final do benefício:

Número final do benefício 2ª parcela
1 24 de maio
2 27 de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 31 de maio
6 3 de junho
7 4 de junho
8 5 de junho
9 6 de junho
0 7 de junho

Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, o calendário é o seguinte:

Número final do benefício 2ª parcela
1 e 6 3 de junho
2 e 7 4 de junho
3 e 8 5 de junho
4 e 9 6 de junho
5 e 0 7 de junho

Consulta - Na plataforma Meu INSS, é possível fazer o login com os dados previamente cadastrados no sistema Gov.br e saber mais dos benefícios. As informações estarão disponíveis na página inicial.

Consignado do INSS tem redução de taxa

Desde o dia 6 de maio está em vigor o novo teto de juros dos consignados do INSS, agora com taxa de 1,68%. A Resolução CNPS/MPS Nº 1.363 fixou a nova taxa - para compras por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício a taxa ficou em 2,49%.

Com a queda da Selic, esta foi a sétima redução das taxas feita pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), já disponíveis para consulta no Meu INSS onde há a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo.