O INSS termina de pagar nesta quarta-feira de 8 de maio a primeira parcela do 13º salário, antecipado novamente esse ano. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga três grupos hoje, aqueles com Número de Benefício (NB) terminado em 0 para quem ganha um salário mínimo e com Número de Benefício (NB) terminado em 5 e 0 para quem recebe acima do mínimo até o teto de R$ 7.786,00.

A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício e termina neste 8 de maio, paga junto com os demais benefícios desse período.

O 13º do INSS cai na conta de quem recebe benefícios previdenciários, ou seja, que fazem parte das aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Os pagamentos da primeira parte do 13º começaram no dia 24 de abril e já é possível saber quando a segunda parcela será paga. Na segunda parte, podem ser aplicados alguns encargos, como é o caso do Imposto de Renda (IR). Eles serão descontados caso o beneficiário precise realizar a declaração de rendimentos.

Como mencionado anteriormente, cada pagamento é realizado de acordo com o penúltimo dígito do NB dos beneficiários. Os grupos são divididos entre aqueles que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem valores acima do piso.

Calendário da 2ª parcela do 13º do INSS

Confira o cronograma completo abaixo do pagamento do décimo terceiro para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), de acordo com o número final do benefício:

Número final do benefício 2ª parcela
1 24 de maio
2 27 de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 31 de maio
6 3 de junho
7 4 de junho
8 5 de junho
9 6 de junho
0 7 de junho

Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, o calendário é o seguinte:

Número final do benefício 2ª parcela
1 e 6 3 de junho
2 e 7 4 de junho
3 e 8 5 de junho
4 e 9 6 de junho
5 e 0 7 de junho

Consulta - Na plataforma Meu INSS, é possível fazer o login com os dados previamente cadastrados no sistema Gov.br e saber mais dos benefícios. As informações estarão disponíveis na página inicial.