Todo trabalhador brasileiro que trabalha de carteira assinada, ou seja, que possui contrato nos moldes da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tem direito ao Cartão Cidadão, que foi criado pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O principal objetivo é facilitar a vida do trabalhador que deseja ter acesso, seja para consultar ou para receber, qualquer benefício social ou trabalhista. É um cartão magnético, muito similar aos cartões emitidos pelos bancos, que permite fazer consultas de informações e saques que são pagos por intermédio da Caixa.
O cartão cidadão dá acesso a, entre os benefícios, ao FGTS, ao Seguro-Desemprego, ao PIS, ao Abono Salarial, INSS, Auxílio Gás e ao Bolsa Família.
Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?
A consulta do saldo do Cartão Cidadão pode ser feita pelo cidadão através do Portal do Cidadão, que está disponível pelo navegador através do site no navegador (clique aqui) ou pelo app Caixa Trabalhador. Os dados de login e senha são os mesmos.
Caso você ainda não tenha acesso a esses serviços, será necessário realizar o cadastro, que é iniciado clicando em "cadastre-se".
Divisão do saldo por benefícios
O valor disponível para recebimento e as demais informações das parcelas estará disponível de acordo com cada benefício. Por isso, procure belo benefício no qual você tem direito e clique em "Consultar Parcelas".
Dentro de cada aba, você terá todos os detalhes sobre os benefícios e datas de pagamento.
Além disso, o cidadão também pode consultar os valores disponíveis no Cartão do Cidadão através do Atendimento Caixa ao Cidadão pelo número 111 ou 0800 726 0207, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Durante a ligação, ouça atentamente as opções disponíveis e selecione o benefício no qual você quer obter informações.
Como desbloquear o Cartão Cidadão?
Por questões de segurança, o Cartão Cidadão fornecido ao trabalhador é bloqueado. Por isso, após recebê-lo, o cidadão precisa efetuar a liberação.
Para efetuar o desbloqueio, siga os seguintes passos:
- Entre em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207;
- Escolha a opção "Desbloqueio do Cartão do Cidadão";
- Será necessário responder algumas perguntas para confirmação da identidade do titular do cartão;
- Por fim, será necessária a criação de uma senha (veja abaixo como cadastrar).
Criação da Senha Cidadão
A Senha Cidadão habilita o cartão para o saque de todos os valores envolvendo benefícios sociais ou trabalhistas que estão sob administração da Caixa Econômica Federal.
Para fazer a senha você deve ir até uma casa lotérica ou ainda no caixa eletrônico. Na lotérica, portando seu Cartão do Cidadão e um documento pessoal, você pode fazer a senha com:
- Carteira de Identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico ou digital);
- Carteira Profissional (OAB, CRM, etc);
- CTPS - modelo informatizado;
- Carteira funcional;
- Identidade militar;
- Carteira de Identidade de estrangeiros;
- Passaporte e outros.
Existe também a possibilidade de cadastro da senha em uma agência da Caixa. Neste caso, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, bastando apenas a apresentação de algum dos documentos detalhados acima.
O cadastro da senha pode ser feito também em terminais de autoatendimento presentes nas agências bancárias, casas lotéricas, pontos de atendimento Caixa e correspondentes Caixa Aqui.
Com a senha cadastrada, o cidadão pode usar o cartão normalmente no dia seguinte.
Benefícios que podem ser consultados pelo Portal do Cidadão
- Pé-de-Meia;
- Seguro-Desemprego;
- Abono Salarial / PIS;
- Bolsa Família / Auxílio Brasil;
- Auxílio Gás;
- PRONASCI;
- Bolsa Verde
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