Foi aprovada na última quarta-feira (21), uma atualização importante que impacta os beneficiários do Bolsa Família, foi aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados.

A proposta em questão, quer incluir a função débito no cartão utilizado para o recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal. A ideia é que os beneficiários possam utilizar os cartões do Bolsa Família para fazer as compras diretamente nos estabelecimentos, sem precisar realizar o saque ou passar para uma conta-corrente normal.

Proposta para o cartão do Bolsa Família, o que muda?

A iniciativa André Figueiredo (PDT-CE) nasceu durante a pandemia de COVID, pois, naquele momento, os beneficiários enfrentavam muitas barreiras e dificuldades para fazer o saque de R$ 600 referentes ao Auxílio Emergencial, pois, havia necessidade de ir até as agências bancarias.

Com a proposta avançando, idosos e pessoas com deficiência poderão ser os principais beneficiados. Isso porque, este grupo é o que mais enfrenta problemas quando tenta o acesso a esses serviços bancários tradicionais. A relatora do projeto, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ressaltou que a medida não apenas simplificará a vida dos beneficiários, mas também estimulará o consumo em comércios locais, que estão preparados para aceitar pagamentos com cartão.

Desta forma, a nova decisão de implementar a função débito nos cartões de recebimento dos benefícios sociais, permitirá que todos os beneficiários realizem comprar e façam pagamentos diretamente para as lojas ou prestadores de serviço, evitando assim, que o saque em espécie seja feito.

Além de adicionar a função débito aos cartões, a proposta também prevê que as contas digitais abertas na Caixa Econômica Federal para o crédito de auxílios e benefícios sejam habilitadas para essa função. A relatora, Flávia Morais, expandiu a proposta para incluir cartões emitidos por estados e municípios, assegurando que a mudança abranja uma variedade maior de programas assistenciais.

Quais são os próximos passos para a aprovação?

Após a primeira aprovação, agora a proposta deve ser analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania. Por fim, para que se torne lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos deputados e também pelo Senado.

Caixa Tem terá mais opções

O aplicativo Caixa Tem já é bastante completo, com diversas funcionalidades para que o beneficiário gerencia o benefício social recebido. Ele permite fazer transferências, pagar boletos, entre outras funções. Com a inclusão da função débito nos cartões, o Caixa Tem ganha mais uma função adicional para ajudar no gerenciamento do benefício recebido.