Aqueles que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm o pagamento efetuado por meio de um cartão magnético.

Conforme o INSS, agora é possível fazer a alteração do recebimento do pagamento para que seja depositado diretamente na própria conta corrente ou poupança do beneficiário.

Porém, é importante salientar que não é possível escolher o banco em que vai receber o pagamento, pois o INSS possui contrato com as agências bancárias mais próximas ao cidadão. Nesse caso, a emissão do cartão magnético para saques dos valores é processada pelo banco que vai emiti-lo e enviá-lo diretamente para a residência do segurado.

Além disso, o beneficiário poderá também alterar a forma de pagamento para receber os valores em sua conta corrente ou poupança. Para isso, é necessário comparecer ao banco escolhido e registrar a conta para pagamento ou abrir uma nova conta, caso não tenha. É possível fazer essa tramitação pelo site ou aplicativo "Meu INSS" de maneira virtual.

Alteração pelo Meu INSS

  1. Entre no site ou no aplicativo "Meu INSS".
  2. Clique em Alterar local ou forma de pagamento.

É possível alterar a agência do INSS responsável pelo pagamento do benefício. Caso o segurado não tenha acesso à internet, poderá solicitar via telefone discando o numero 135.

Também, a solicitação de mudança de agência do INSS ocorre geralmente por razões de mudança de endereço do beneficiário.

Atenção!

Caso exista um benefício concedido, deverá aguardar por volta de 15 dias após a data de concessão do benefício para receber o primeiro pagamento.

Se não souber qual o banco responsável pelo pagamento nem a data que o pagamento do benefício, poderá acessar o Meu INSS no campo "Extrato de Pagamento" logo na primeira tela ou ligar para a central 135. Essas informações também estarão disponíveis no documento "Carta de Concessão" que está disponível no site ou app Meu INSS.

O primeiro pagamento é recebido diretamente no banco ou local indicado na data prevista para recebimento. Lembre-se de levar documento de identificação com foto e CPF.

Consulte também a Tabela de Pagamentos do INSS em 2024.