O Auxílio-Gás volta a ser pago neste mês de dezembro, com o depósito da última parcela de 2024 a partir do dia 10, terça-feira. O benefício, que atende cerca de 5,5 milhões de famílias brasileiras, não foi pago em novembro devido à sua periodicidade bimestral.

Agora, o valor permanece nos R$ 104, acompanhando o aumento no preço médio do gás de cozinha no país.

O programa atende famílias inscritas no Cadastro Único, desde que cumpram os seguintes requisitos:

  • Renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706 em 2024);
  • Famílias com integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A seleção é feita com base nos dados atualizados do CadÚnico e prioriza famílias com menor renda, maior número de integrantes e beneficiárias do Bolsa Família.

Consulta pelo CPF

Os beneficiários podem verificar sua elegibilidade e detalhes do pagamento por meio do aplicativo Bolsa Família. Basta acessar o app, inserir o CPF e conferir se o benefício está disponível. Também é possível realizar a consulta dos valores pelo aplicativo Caixa Tem.

Além disso, os beneficiários podem ligar para o Atendimento Caixa pelo telefone 111, e consultar os valores.

O valor será creditado na conta Caixa Tem do titular. O saque pode ser realizado em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, utilizando o cartão e a senha cadastrados.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social realiza revisões cadastrais a cada dois meses. Caso sejam identificadas inconsistências ou descumprimento dos critérios, o benefício pode ser bloqueado, suspenso ou cancelado.

Calendário do Auxílio Gás

O pagamento do Auxílio-Gás seguirá o mesmo calendário do Bolsa Família, entre 10 e 23 de dezembro, com liberação escalonada conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Em municípios em situação de emergência ou calamidade, os valores podem ser antecipados e unificados, com depósito no dia 10 para todos. Confira as datas:

NIS Final Data de Pagamento Dia da Semana
1 10 de dezembro Terça-feira
2 11 de dezembro Quarta-feira
3 12 de dezembro Quinta-feira
4 13 de dezembro Sexta-feira
5 16 de dezembro (antecipado para 14 de dezembro) Segunda-feira (sábado)
6 17 de dezembro Terça-feira
7 18 de dezembro Quarta-feira
8 19 de dezembro Quinta-feira
9 20 de dezembro Sexta-feira
0 23 de dezembro (antecipado para 21 de dezembro) Segunda-feira (sábado)

O Auxílio-Gás é calculado com base no preço médio nacional do botijão de 13 kg, apurado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos últimos seis meses. Assim, o valor pode variar a cada parcela.

O beneficiário tem 180 dias para sacar o valor. Após esse prazo, o dinheiro retorna aos cofres públicos.