A Caixa Econômica Federal já iniciou o pagamento da 1ª parcela do Auxílio Emergencial para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e inscritos no Cadastro Único. O calendário do Auxílio 2021 iniciou no dia 6 de abril com o crédito em conta digital para os nascidos em janeiro e liberou nesta sexta-feira (9) a primeira parcela para os aniversariantes de fevereiro.

Como já explicamos aqui, o calendário elaborado pelo Ministério da Cidadania para esta nova etapa de pagamentos seguirá o mesmo formato dos pagamentos anteriores. Sendo assim, os beneficiários terão um cronograma para o crédito do valor em conta poupança digital e outro calendário com as datas para saque em espécie e transferência.

O calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania já informa as datas de pagamento das 4 parcelas do auxílio emergencial em 2021. Dessa forma é possível ver que para todos os grupos de beneficiários o saque será liberado somente após 20 dias da data de depósito, em alguns casos podendo chegar a quase um mês de espaçamento.

Já para o público do Bolsa Família a dinâmica dos pagamentos funciona de acordo com o calendário específico do programa e o saque ou transferência já fica disponível na data em que o valor é depositado.

Assim como no ano passado, o governo federal decidiu continuar trabalhando com a Caixa para o pagamento do Auxílio em conta poupança digital no Caixa Tem. O banco já possui as informações de milhões de brasileiros que receberam pelo aplicativo em 2020 e poderá disparar os pagamentos após a aprovação dos cadastros pela Dataprev. A opção pela divisão do calendário em duas etapas visa evitar aglomerações nas agências bancárias por conta da pandemia, mas já no primeiro dia de pagamentos foram identificadas filas em algumas cidades por pessoas que tiveram o acesso à conta do Caixa Tem bloqueado.

Como transferir o auxílio emergencial pelo Pix?

O aplicativo Caixa Tem, utilizado para pagamento do Auxílio Emergencial, permite a transferência dos valores tanto nas modalidade tradicionais (DOC e TED) como no novo sistema de pagamento instantâneo (Pix). No entanto, é importante ressaltar que esses serviços só estarão disponíveis na data estipulada para saque, ou seja, não será possível transferir o auxílio por pix já na data em que o dinheiro caiu na conta.

Por isso, enquanto não chega o dia previsto para saque, o beneficiário poderá utilizar o valor do auxílio emergencial 2021 para para pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de crédito virtual e pagar compras feitas no comércio utilizando o aplicativo na maquininha.

Após a data de liberação dos saques e transferências, veja o passo a passo para transferir o auxílio emergencial pelo Pix:

  1. Na tela principal escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
    Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  4. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
  5. Confira os dados preenchidos e selecione "Sim, digitar senha";
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento;

Como antecipar a transferência do auxílio

Já caso o cidadão queira utilizar o dinheiro para outras atividades que o aplicativo Caixa Tem não permite ou apenas transferir para uma conta pessoal existem duas alternativas para antecipar o saque do auxílio emergencial. A primeira é gerando um boleto para transferir o valor para outro banco e a segunda é transferindo o dinheiro para uma carteira digital, como Picpay, Mercado Pago, Recargapay ou PagBank. Ao usar estas dicas o saque do auxílio pode ser antecipado e não há necessidade de aguardar mais de 20 dias para ter o dinheiro em mãos.

1ª parcela do auxílio 2021 será paga até 30 de abril

O Auxílio Emergencial 2021 terá quatro ciclos que vão durar entre abril e julho deste ano. Assim como nos pagamentos anteriores, o calendário foi elaborado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, para saber em que data irá receber todas as parcelas do Auxílio Emergencial basta conferir a data de pagamento definida para o seu mês de aniversário em cada novo ciclo.

Para os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregado e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) a primeira parcela do Auxílio 2021 será paga entre 06 e 30 de abril. Já o saque em espécie desse primeiro ciclo será liberado a partir de 04 de maio para os nascidos em janeiro. Confira o calendário abaixo:

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 06 de abril 04 de maio
Fevereiro 09 de abril 06 de maio
Março 11 de abril 10 de maio
Abril 13 de abril 12 de maio
Maio 15 de abril 14 de maio
Junho 18 de abril 18 de maio
Julho 20 de abril 20 de maio
Agosto 22 de abril 21 de maio
Setembro 25 de abril 25 de maio
Outubro 27 de abril 27 de maio
Novembro 29 de abril 01 de junho
Dezembro 30 de abril 04 de junho

Para o público do Bolsa Família o pagamento segue igual, conforme calendário específico do programa. O crédito da 1ª parcela para mais de 10 milhões inscritos no Bolsa Família será feito entre os dias 16 e 30 de abril. Como os beneficiários do Bolsa Família recebem o dinheiro de acordo com o calendário próprio já é possível saber as datas de crédito de todas as demais parcelas consultando o calendário completo do Bolsa Família em 2021.

Confira abaixo as datas de depósito da 1ª parcela do auxílio para este público:

1ª parcela do Auxílio 2021 para Bolsa Família
Dígito final do NIS Data de pagamento
1 16 de abril
2 19 de abril
3 20 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 26 de abril
7 27 de abril
8 28 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril