Após o Tribunal de Contas da União pedir prudência sobre o empréstimo do Auxílio Brasil em um prazo de 24 horas e recomendar que a Caixa Econômica Federal congele a oferta do crédito, agora o banco anunciou a ampliação do prazo de pagamento do empréstimo consignado do benefício social.

Desta forma, o Ministério da Cidadania decidiu passar de dois dias úteis para cinco dias úteis o prazo de liberação, concedendo parecer favorável à mudança. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União da terça-feira (25).

Mesmo com o anúncio da mudança, esta alteração já estava sendo utilizada pela Caixa para os novos contratos. O banco informou que a alteração foi necessária para atender a grande demanda de pedidos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Apenas entre os dias 11 e 20 de outubro, foram mais de 206 milhões de acessos ao aplicativo do Caixa Tem.

Caixa responde à recomendação do TCU

Devido a prorrogação do prazo, a Caixa suspendeu automaticamente o pagamento por 24 horas dos empréstimos, em resposta à recomendação do TCU.

De acordo com o banco, os contratos que forem assinados a partir da última segunda-feira (24), deverão levar, pelo menos, 48 horas para serem avaliados, calculados e pagos.

Em nota, a Caixa disse que "não há previsão de que o valor financeiro associado a estes pedidos seja emitido nas próximas 24 horas, aderindo automaticamente à prudência recomendada".

O Tribunal de Contas também solicitou que o banco se explicasse sobre as irregularidades na liberação do crédito para os beneficiários. Assim, a Caixa disse que os documentos seriam enviados até a data de ontem (25).

Mesmo com o comunicado que não seria liberado nenhum recurso de crédito consignado na terça, 25, às solicitações do empréstimo consignado continuaram ocorrendo de maneira normal no aplicativo Caixa Tem, nas Casas Lotéricas e nas agências da Caixa.

Pedidos do consignado do Auxílio Brasil terão que ser refeitos

Pelo fato de um grande número de acessos às solicitações do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o sistema da Caixa ficou sobrecarregado.

Deste modo, foi necessário realizar uma manutenção que durou entre às 18h de sexta-feira (21) e às 07h de segunda-feira (24), bem como o sistema da Dataprev. Com isso, novos pedidos de empréstimo feitos a partir deste período foram suspensos automaticamente e devem ser refeitos.

A Caixa orienta que este público que teve o consignado cancelado ou que esteja em processamento há mais de dois dias úteis, refaça os pedidos no aplicativo Caixa Tem ou procure alguma lotérica ou uma agência bancária.