O Ministério do Desenvolvimento Social realizará um grande pente-fino nos cadastros do Bolsa Família muito em breve. Isso porque o Governo Federal suspeita que muitas famílias estejam utilizando mais de um cadastro para receber o benefício em dobro do governo.

É através do CadÚnico (Cadastro Único) que o banco de dados do governo salva todas as informações dos beneficiários. A Dataprev analisa os dados pessoais dos beneficiários.

De acordo com o governo, o pente-fino é necessário, pois o aumento das famílias unipessoais (com apenas uma pessoa), cresceu consideravelmente em menos de um ano. Foram registrados uma média de 5 milhões de cadastros novos em apenas 11 meses, entre setembro de 2021 e agosto de 2022.

Esse aumento ocorreu pelo fato de não ter sido mais necessário que o beneficiário se apresente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para validar sua inscrição, devido a pandemia da Covid-19.

Suspeitas de fraude no CadÚnico

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 10 milhões de famílias estão com alguns dados em branco ou estão desatualizados no sistema. Além disso, 2,5 cadastros estão sob suspeita de fraude.

Com isso, a família que estiver com algum tipo de irregularidade no cadastro, será chamada para uma reunião no CRAS de seu município. Desta forma, será o momento de comprovação que a família realmente necessite do benefício social.

Caso a família não consiga comprovar que realmente necessite do Bolsa Família, não receberá mais o pagamento. Se a família não se desligar do programa, o próprio governo fará o desligamento.

Calendário do Bolsa Família janeiro de 2023

O calendário do Bolsa Família de janeiro já está sendo pago, e o valor do benefício é de R$ 600, conforme decreto da Medida Provisória nº 1.155/2023.

O pagamento segue o NIS (Número de Identificação Social) de cada titular do benefício, até o dia 31 de janeiro, onde recebem os portadores do NIS final 0.

Veja abaixo o calendário de pagamentos de janeiro do Bolsa Família 2023:

  • 18 de janeiro - NIS final 1;
  • 19 de janeiro - NIS final 2;
  • 20 de janeiro - NIS final 3;
  • 23 de janeiro - NIS final 4;
  • 24 de janeiro - NIS final 5;
  • 25 de janeiro - NIS final 6;
  • 26 de janeiro - NIS final 7;
  • 27 de janeiro - NIS final 8;
  • 30 de janeiro - NIS final 9;
  • 31 de janeiro - NIS final 0.

Calendário do Bolsa Família

Calendário do Bolsa Família
Calendário do Bolsa Família

O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Para receber os valores repassados ao Governo Federal, os beneficiários devem estar inscritos no CadÚnico, com todos seus dados informados. A renda mensal per capita não pode ultrapassar R$ 210.

Quem ainda não recebeu os valores, deverá procurar o Cras de sua cidade para saber se cumpre os requisitos legais para receber. A consulta de quem vai receber pode ser feita hoje no aplicativo do Auxílio Brasil e do Cadúnico.

No entanto, só estar cadastrado no CadÚnico não garante ingresso ao programa de transferência de renda de forma automática. É preciso se enquadrar nos quesitos exigidos e ter os dados enviados pela Prefeitura ao Governo Federal via sistema da Dataprev.