Há alguns meses a Caixa revelou que está investigando diversos casos de fraudes relacionadas ao recebimento do Auxílio Emergencial. O presidente do banco, Pedro Guimarães, comunicou que centenas de milhares de contas digitais foram bloqueadas no aplicativo Caixa Tem por serem identificadas como suspeitas de pertencer a ação de hackers. Os fraudadores teriam aproveitado o fato do app permitir vários acessos pelo mesmo celular e utilizado dados de outras pessoas para receber os R$ 600 de forma indevida, segundo Guimarães.
As medidas para conter as fraudes no Auxílio Emergencial, trabalho que também envolvem o Ministério da Cidadania, a Receita Federal e a Polícia Federal, entre outros órgãos, acabou atrasando o pagamento do benefício a alguns cidadãos e causando dor de cabeça na hora de acessar as contas pelo Caixa Tem. Isso porque a Caixa realizou o bloqueio das contas impedindo que os beneficiários consultassem até mesmo o seu saldo no aplicativo.
Para resolver a situação das contas bloqueadas a Caixa divulgou duas formas para que o cidadão comprove que o cadastro é realmente seu e seus dados não foram utilizados em nenhuma operação fraudulenta. O desbloqueio funciona de acordo com a mensagem que o beneficiário recebe no seu aplicativo: se precisa regularizar o acesso ou liberar o acesso do Caixa Tem.
Problemas nas contas Caixa Tem
A Caixa Econômica Federal informou que está realizando o bloqueio do aplicativo Caixa Tem em celulares que tentam acessar mais de uma conta poupança. Por razões de segurança o banco estabeleceu o limite de uma conta por número de celular (chip) e cada cidadão poderá acessar até duas contas por aparelho móvel. Se a mensagem "quantidade máxima de uso desse telefone" foi exibida no seu Caixa Tem quer dizer que o banco identificou acessos além do limite permitido e fará o bloqueio do aplicativo.
Para desbloquear o Caixa Tem o usuário terá que comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa. O processo de desbloqueio é rápido, garante o banco, mas em virtude dos pagamentos do Auxílio Emergencial o tempo de espera nas filas das agências deve ser o principal problema.
Regularizar acesso do Caixa Tem
Se ao acessar o aplicativo Caixa Tem a mensagem que surgiu na tela foi "É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento" isso significa que o usuário deverá comparecer a uma agência bancária para realizar o desbloqueio da conta poupança digital. De acordo com o presidente do banco, o procedimento é rápido e o banco criou até mesmo um calendário para desbloqueio do Caixa Tem devido ao grande número de contas bloqueadas logo após o início das investigações.
Liberar o acesso do Caixa Tem
Já se a opção que apareceu no Caixa Tem foi "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp"
ou então a opção Liberar o acesso apareceu no menu do app quer dizer que o processo para desbloquear a conta será mais simples. Ao clicar na opção Liberar Acesso o Caixa Tem irá abrir uma nova tela de chat no aplicativo Whatsapp, por onde o beneficiário deve enviar a documentação necessária para comprovação dos dados. Segundo a Caixa, basta seguir as orientações indicadas pelo aplicativo e o desbloqueio deve ocorrer em até 24 horas.
Dados em avaliação no Caixa Tem
Após o envio de toda documentação solicitada, os seus dados passarão novamente por uma checagem realizada pelo Ministério da Cidadania utilizando todas as bases de dados governamentais. Por isso, enquanto o desbloqueio da sua conta ainda estiver sendo feito o aplicativo irá exibir a mensagem "Seus dados estão em avaliação! Previsão de liberação a partir das..." definindo um horário no qual o cidadão poderá acessar novamente a conta.
É importante lembrar que a checagem é feita a cada novo ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial, ou seja, mensalmente o governo irá verificar se você ainda se encaixa nos critérios de recebimento do benefício antes de liberar uma nova parcela.
De acordo com a Caixa, o prazo para desbloqueio é de 24 horas após o envio da documentação. Entretanto, alguns usuários têm relatado a espera de até mais de dois dias sem conseguir usar o app e nem mesmo buscando o atendimento em agências o problema é resolvido. Caso a mensagem seus dados estão em avaliação apareça no seu Caixa Tem o recomendado é aguardar o horário indicado pelo app e tentar o acesso novamente mais tarde.
já tem mais de uma semana que tento usar o aplicativo do caixa tem e recebo a info que meus dados em avaliação, avaliação do que se fiquei duas semanas numa porra de análise? E ainda sim tô no lucro, tem gente que FICOU MESES
— vitor (@vitordgs) July 15, 2020
desde 13/7 às 6hs tentando consultar o #fgtsemergencial para o meu tio; 2dias de luta sem conseguir acesso ao Caixa Tem e a resposta é a mesma "Dados em avaliação, tente mais tarde" que vergonha dona @Caixa que vergonha
— amaral. (@mathamarala) July 15, 2020
Gente entrei semana passada no caixa tem e meus 600 estavam lá, embora eu não conseguisse fazer nada. Hj entrei de novo e está falando que meus dados estão em avaliação e não consigo ver nada. Alguém sabe o que está acontecendo?#auxilioemergencial
— Revoltada do Interior (@samarassma) July 14, 2020
Em atualizações mais recentes do aplicativo, a Caixa passou a monitorar acessos simultâneos de uma conta em diferentes dispositivos, ou seja, se você utilizou o seu celular e o celular de outra pessoa para acessar sua conta no Caixa Tem, o banco identifica como um alerta para verificação de existência de fraude. Um indicativo disto é quando o Caixa Tem exibe mensagens como "Seu CPF Está Cadastrado em Muitos Celulares". Por isso, para que a sua conta não passe por constantes verificações o recomendado é que o acesso seja feito sempre pelo mesmo dispositivo móvel.
"A área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os clientes. Dessa forma, os usuários do Caixa Tem que receberem a mensagem devem procurar uma agência da Caixa com se documento de identidade para regularizar seu cadastro", esclareceu o banco em nota.
Como pagar boletos pelo Caixa Tem
Desde que a Caixa Econômica Federal optou por realizar todos os pagamentos do Auxílio Emergencial pela conta poupança digital os beneficiários tiveram que aderir ao pagamento de contas domésticas utilizando a função Realizar pagamentos oferecida pelo Caixa Tem, visto que o saque em espécie muitas vezes está marcado para somente um mês ou mais do recebimento do Auxílio.
Assim, além de enfrentar filas virtuais e algumas falhas no aplicativo os brasileiros tiveram que se adaptar a nova forma de pagar contas de água, luz, telefone e outras despesas após o pagamento dos R$ 600 cair no Caixa Tem. Pensando nisso, a Caixa divulgou um passo a passo de como realizar pagamentos no Caixa Tem. Confira o tutorial abaixo:
Caixa Tem deve ser atualizado para evitar erros
De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa, Cláudio Salituro, alguns erros específicos, como por exemplo a mensagem "Não é permitido acesso do aplicativo Caixa Tem com sistema modificado", são consequência de uso do app desatualizado. De acordo com Salituro, é imprescindível que o usuário utilize o aplicativo no celular atualizado, bem como ter certeza de que a versão do app que está acessando é a mais recente.
As últimas versões podem ser conferidas na Google Play para Android e na Apple Store para iOS.
"Sempre observem se existe uma versão atualizada antes de acessar o Caixa Tem pois diariamente, devido a alta demanda, nós estamos melhorando o aplicativo. Todas as vezes em que apareceu uma mensagem como essa o usuário deve estar acessando de forma indevida (desatualizado) o aplicativo da Caixa.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.