A Dataprev disponibilizou na quarta-feira, 5 de abril, a consulta para milhões de trabalhadores que tiveram o abono Pis/Pasep reprocessado. De acordo com o órgão, mais de 2,7 milhões não tiveram o valor liberado nos dois primeiros lotes por alguma divergência identificada no sistema.
Desse grupo, 1.383.694 milhão foram considerados aptos a receber o benefício junto com o 3º lote, que cai no dia 17 de abril para outros quatro grupos. O reprocessamento feito pela Dataprev foi motivado pelos impedimentos de elos Pis/Pasep e por divergências no CPF registrados no abono de milhões de trabalhadores.
A mensagem "O seu Abono Salarial será reprocessado. A partir de 05/04/2023 verifique novamente se você terá direito ao benefício" surgiu no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que permite que o trabalhador verifique as informações sobre o pagamento do abono salarial.
📲 A nova consulta aos valores e local de recebimento do Abono Salarial está disponível na #CTPSDigital! pic.twitter.com/thwul3CEQh
— DATAPREV (@dataprev) April 5, 2023
De acordo com a Dataprev, o erro de elos Pis/Pasep, quando existe mais de uma inscrição do benefício, por exemplo, ocorreram por causa de informações divergentes prestadas pelas empresas e que não batem com as bases de dados da Receita Federal.
Como resolver o impedimento elos Pis/Pasep?
Para resolver o impedimento do Pis Pasep não é preciso fazer nenhuma correção, já que o reprocessamento feito pela Dataprev deve sanar todas as pendências.
Segundo a empresa, a consulta ao resultado do reprocessamento já está disponível para os trabalhadores desde 5 de abril.
Aqueles que ainda não tiverem o pagamento aprovado poderão solicitar recurso a partir do dia 05/04 nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo e-mail [email protected] (substituindo os dígitos uf pela sigla do Estado de domicílio do trabalhador).
Formas de consultar o abono Pis/Pasep
Existem diversas maneiras de consultar o pagamento do abono salarial Pis/Pasep pela internet ou por telefone. São elas:
- Aplicativo Caixa Tem
- Aplicativo Caixa Trabalhador
- Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207
- Aplicativo da CTPS Digital
- Consulta do Pasep no site do BB
- Central Alô Trabalho 158
Tabela do Pis Pasep terá retroativo em Abril
O calendário do abono Pis Pasep retorna em 17 de abril com o pagamento para os nascidos em maio e junho (Pis) e para os servidores com inscrição final 2 e 3 (Pasep).
Na mesma data, a Caixa vai liberar o abono retroativo para aqueles que tiveram que passar pelo reprocessamento. Serão contemplados os grupos que deveriam ter recebido em fevereiro (nascidos em janeiro e fevereiro) e em março (nascidos em março e abril).
O abono Pis/Pasep 2023 será pago aos brasileiros que trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano-base (2021). Para ter direito ao benefício o trabalhador deve cumprir os requisitos abaixo:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como consultar o reprocessamento do abono Pis Pasep?
A consulta fica disponível no dia 5 de abril pelo app da CTPS Digital, app Caixa Trabalhador, aplicativo Caixa Tem e site do BB.
Quando será pago o Pis/Pasep de abril?
O calendário do abono Pis/Pasep libera um novo depósito para os nascidos em maio e junho e servidores com inscrição final 2 e 3 no dia 17 de abril.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.