Nesta quinta-feira (6) por meio de seus canais oficiais de comunicação, a Caixa Econômica Federal anunciou novidades importantes para o Caixa Tem em 2025. Criado em abril de 2020 durante a pandemia, o aplicativo se tornou rapidamente uma plataforma muito usada pelos brasileiros para o recebimento de valores oriundos de benefícios sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.
O Caixa Tem se consolidou e resolveu boa parte dos problemas envolvendo as filas nas agências bancárias em todo o país. E a partir das novas medidas anunciadas, o número de problemas resolvidos pelo aplicativo será ainda maior.
Agora, os serviços de criação de novo acesso, desbloqueio, recuperação de senha e atualização cadastral podem ser realizados de forma 100% digital, não sendo mais necessário se deslocar até uma agência, reclamação antiga dos clientes.
Novidades do CAIXA em 2025
Desde a última terça-feira (4), alguns serviços foram implementados dentro do Caixa Tem, visando dar maior praticidade aos brasileiros.
- Serviços de criação de novo acesso, desbloqueio, recuperação de senha e atualização cadastral podem ser feito sem precisar ir até uma agência bancária.
- As mudanças também poderão facilitar a atualização remota do cadastro, o que permite a inclusão e atualização dos principais dados fornecidos, como telefone, e-mail, endereço e informações sobre renda.
- O aplicativo também fornecerá a possibilidade de cadastro de um novo número, em caso de troca do aparelho.
Outra facilidade que foi incorporada nesta atualização do aplicativo é a simplificação do desbloqueio. Esta mudança permite que liberação de contas bloqueadas seja muito mais rápida e principalmente, sem a necessidade de solicitação de e-mail para confirmação do usuário.
Por fim, outra facilidade que está sendo divulgada amplamente pela Caixa Econômica Federal é a entrada do processo de autenticação facial, processo que visa dar maior segurança para que somente o real titular da conta tenha acesso garantido na conta do Caixa Tem.
Como fazer a atualização do aplicativo do Caixa Tem?
Em grande parte dos aparelhos, a atualização do aplicativo já acontece de forma automática, de acordo com as configurações e autorizações concedidas pelo usuário no celular. Entretanto, em outros casos a atualização precisa ser acessada através da loja de aplicativos do celular.
Sendo assim, os usuários com sistema Android devem acessar a "Play Store", enquanto os usuários de sistema iOS terão de acessar a "Apple Store". Em ambos os casos, basta buscar por "Caixa Tem" e clicar no botão "ATUALIZAR". A partir disso, basta apenas aguardar o download para acessar o aplicativo com as atualizações e modificações disponíveis.
Como fazer a atualização cadastral?
Primeiramente, vale lembrar que a atualização cadastral não é obrigatória. Este processo consiste basicamente na conversão da conta, passando de Poupança Social Digital em uma Poupança CAIXA Tem. O processo é rápido e de acordo com a CAIXA, dura aproximadamente 7 minutos.
Esta conversão faz com que o usuário tenha benefícios e que os limites aplicados para movimentações financeiras seja retirado, por exemplo. A conta Poupança CAIXA Tem não tem o limite de movimentação mensal de R$ 5.000,00 e permite o acesso a produtos e serviços da Caixa Econômica Federal, como empréstimos e cartão de crédito, por exemplo.
Para realizar a atualização, siga os seguintes passos:
- Abrir o aplicativo Caixa Tem e toque na conversa "Atualize seu cadastro";
- Informe os dados solicitados pelo aplicativo;
- Envie uma foto do seu documento pessoal de identificação;
- Envie uma foto sua (selfie) com o mesmo documento em mãos;
Atualmente, o Caixa Tem conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o Brasil, sendo responsável pela maior parte dos repasses envolvendo benefícios sociais e programas de transferência de renda.
Entretanto, vale lembrar que existem alguns limites importantes no que diz respeito a movimentações financeiras. No caso de transferências via Pix para contas de outra titularidade, por exemplo, o limite diário é de R$ 1.200,00.
O limite para transações via Pix para contas de outra titularidade foram definidos em R$ 5.000,00 diários. Outros limites diários serão alterados para:
- Compras no cartão de débito virtual: R$ 1.000,00 por dia
- Transações PIX para diferente titularidade: até R$ 1.200,00 por dia
- Transações PIX para mesma titularidade: até R$ 5.000,00 por dia
- Pagamentos de água, luz, telefone e gás: até R$ 600,00 por transação ou até R$ 1.200,00 por dia
- Pagamento de boletos: até R$ 1.200,00 por transação/dia
- Transferências: até R$ 600,00 por transação ou até R$ 1.200,00 por dia
- Saques: R$ 1.200,00 por dia
- Recarga de telefone: até R$ 100,00 por dia
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