Foi autorizado pela Caixa Econômica Federal a liberação aos mais de 100 milhões de clientes que utilizam o aplicativo Caixa Tem, um microcrédito com valores que variam entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00. Para solicitar o empréstimo, o usuário deve acessar o app Caixa Tem e realizar o pedido totalmente de forma online, sem burocracia.

O Caixa Tem foi criado no primeiro semestre de 2020 para o governo pagar o auxílio emergencial para 69 milhões de pessoas. Beneficiários do auxílio recebem até hoje o dinheiro em poupanças digitais gratuitas.

O app também é usado atualmente para pagar o BEm (Benefício Emergencial) pago a quem teve o salário reduzido e o abono salarial do PIS/Pasep. Desde o início deste ano, beneficiários do antigo Bolsa Família, agora Auxílio Brasil, também passaram a receber o depósito na conta poupança digital.

O Crédito Caixa Tem possui taxa de juros de 3,99% ao mês e o pagamento pode ser feito em até 24 meses. O cliente toma o empréstimo diretamente pelo celular, no aplicativo, mas para isso precisa fazer a atualização do app nas plataformas digitais.

Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro do usuário e levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação do crédito, o valor é liberado.

O que preciso para acessar o Crédito Caixa Tem

Para ter acesso aos empréstimos, os usuários do app precisam atualizar seu cadastro no Caixa Tem com informações pessoais. Como o aplicativo tem mais de 106 milhões de usuários, essa atualização é liberada gradativamente, conforme o mês de aniversário do usuário.

Assim, em dezembro teremos mais dois grupos tendo acesso aos valores. Veja o calendário de liberação:

  • Janeiro e fevereiro: 27 de setembro
  • Março e abril: 18 de outubro
  • Maio e junho: 8 de novembro
  • Julho e agosto: 29 de novembro
  • Setembro e outubro: 13 de dezembro
  • Novembro e dezembro: 27 de dezembro

Quem ainda não tinha poupança digital no Caixa Tem pode abrir uma conta e solicitar o microcrédito. O calendário para novos clientes é diferente e também avança de acordo com o mês de nascimento:

  • Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: 8 de novembro
  • Julho e agosto: 29 de novembro
  • Setembro e outubro: 13 de dezembro
  • Novembro e dezembro: 27 de dezembro

Após a atualização, o usuário da conta poderá pedir o crédito Caixa Tem diretamente pelo app. O valor liberado dependerá de análise de crédito.

Quem pode contratar o crédito? Autônomos (sem carteira de trabalho assinada), beneficiários do INSS e assalariados podem contratar o crédito.

A oferta do crédito estará liberada para qualquer pessoa que use o Caixa Tem e que já tenha feito a atualização cadastral, tendo sua conta transformada de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+.

Outro dado importante para ter acesso aos valores é não estar negativado no Serasa e SPC. O governo disse ainda que programa não atenderá beneficiários do Auxílio Brasil, públicos classificados em classes de pobreza e extrema pobreza.