Há cerca de 90 dias, o Governo Federal iniciou a divulgação e operacionalização do programa Acredita, ferramenta criada para auxiliar empreendedores de todo o Brasil. E um dos quatro "braços" deste programa é o "Acredita no Primeiro Passo", que garante a liberação de crédito orientado para pessoas inscritas no Cadastro Único.

A estimativa inicial do Governo Federal é de que aproximadamente 41 milhões de famílias (cerca de 91 milhões de pessoas) poderão ter acesso ao valor. A permissão para a retirada do valor sem a necessidade de um fiador ou avalista foi incluída justamente para tornar o programa muito acessível para a população habilitada.

Outra projeção é para o valor médio das operações: R$6 mil. Os juros aplicados serão mais baixos do que o normal, além de contar com a proteção de um Fundo Garantidor exclusivo para este segmento.

Confira abaixo as últimas informações sobre como o programa Acredita já está funcionando em algumas partes do Brasil.

Programa Acredita já iniciou operacionalização no Brasil. (Foto: M3 Mídia)
Programa Acredita já iniciou operacionalização no Brasil. (Foto: M3 Mídia)

Programa Acredita no Primeiro Passo: Lista de bancos autorizados

Até o momento, apenas 3 bancos em todo o Brasil estão com a operação e liberação do programa Acredita em funcionamento: O Banco do Nordeste, o Banco do Pará e o Banco da Amazônia. Por isso, apenas as regiões Norte e Nordeste já podem fazer os pedidos e iniciarem os trabalhos de crédito orientado.

Por outro lado, os bancos estatais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, já começaram a divulgar as primeiras informações sobre o programa Acredita. A previsão, conforme já revelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em manifestações públicas, é de que estes bancos iniciem a liberação dos créditos a partir de setembro.

Outras ferramentas do programa Acredita

Além do programa Acredita no Primeiro Passo, existem outras 3 ferramentas em funcionamento para os empreendedores brasileiros. São elas:

  • Desenrola Pequenos Negócios: Permite renegociação de dívidas com instituições financeiras. Este programa garante média de 40 a 90% de desconto, além de retomada de crédito e empréstimos financeiros;
  • PRONAMPE: Permite renegociação de empréstimos para retomada de crédito, retomada da regularização e expansão do prazo para leiloar créditos não recuperados de 18 a 60 meses;
  • ProCred 360: Alternativa de crédito para empreendedores que não se enquadram no PRONAMPE. É uma fonte adicional de financiamento e com potencial considerável de impacto.

O programa Acredita foi instituído no dia 22 de abril como MP (Medida Provisória) e mesmo que ainda não tenha toda a sua operacionalização definida, está sendo liberado de acordo com as negociações de cada região brasileira.