Uma das prioridades estabelecidas pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) foi a criação e liberação de programas sociais e de auxílio para pessoas de baixa renda. Seja através de benefícios de transferência de renda ou criação de linhas de créditos, esta é uma aposta para aquecer ainda mais a economia do país.

Dentro destes programas está o Acredita, que tem como objetivo principal fornecer linhas de crédito orientadas para pessoas inscritas no Cadastro Único. E de forma gradual, pessoas espalhadas por todo o país já podem solicitar junto a bancos regionais os valores permitidos nas regras estabelecidas.

Entretanto, a grande expectativa é para quando os maiores bancos do Brasil, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por exemplo, terão as operações autorizadas. Novos processos já estão sendo feitos para que este importante passo seja dado e oficializado.

Empréstimos do programa Acredita ainda não estão liberados para bancos federais. (Foto: M3 Mídia)
Empréstimos do programa Acredita ainda não estão liberados para bancos federais. (Foto: M3 Mídia)

Empréstimo do Bolsa Família; Quando bancos federais poderão fazer?

Primeiramente, vale lembrar que alguns bancos regionais já estão com a operação do programa Acredita no Primeiro Passo em andamento. Na região Norte, por exemplo, o Banpará e o Banco da Amazônia foram os primeiros a obter esta autorização junto ao MDS. Além disso, o Banco do Nordeste também já está trabalhando.

A liberação em outras regiões brasileiras depende da assinatura de documentos oficiais. Em Brasília, por exemplo, o MDS já assinou as cartas de intenções para agilizar o início da liberação dos empréstimos.

No caso específico do Banco do Brasil e da CAIXA, informações de bastidores apontam que o processo de treinamento dos funcionários já está em andamento. Entretanto, ainda não existe uma previsão exata de quando a população poderá solicitar os valores do programa através destas instituições.

Detalhes do programa Acredita no Primeiro Passo

Dentro deste processo, estão sendo liberados linhas de microcrédito de até R$21 mil e a liberação dos valores é feita por conta de crédito orientado. A expectativa do Governo Federal é de que o valor médio dos empréstimos seja de aproximadamente R$6 mil.

Se o solicitiante já tiver algum negócio próprio em funcionamento como MEI, a permissão será de até 30% do faturamento em 2023. Desta maneira, os empreendedores que estão em fase de expansão também conseguem retirar um valor que de fato seja importante.

Dentro do programa "Acredita no Primeiro Passo", a estimativa é de que 91 milhões de pessoas, distribuídas em 41 milhões de famílias espalhadas por todo o Brasil, terão condições de solicitar os empréstimos.

Vale lembrar que o programa Acredita é dividido em 4 eixos, que atingem perfis variados de empreendedores:

  • Acredita no Primeiro Passo: Voltado para famílias de baixa renda, informais, mulheres, pequenos produtores rurais e apoio ao programa Fomento Rural;
  • Acredita no seu Negócio: Voltado para empresas e com o objetivo de renegociar dívidas e acesso a crédito para MEIs e microempresas;
  • Mercado Secundário para Crédito Imobiliário: Voltado para fortalecer o setor imobiliário e criar mercado secundário de crédito imobiliário mais forte;
  • Eco Invest Brasil: Voltado para incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis em território brasileiro.