O programa Acredita é um dos temas de maior atenção por parte dos microempreendedores espalhados por todo o Brasil neste ano. Criado pelo Governo Federal com o objetivo de estimular a economia nacional e estruturar pequenos negócios, os benefícios estão sendo liberados de forma gradual.

E nesta sexta-feira (01.08), o Governo Federal fará o evento do lançamento do programa Acredita no estado do Piaui. O Nordeste é a primeira região do país que chegou a um acordo sobre todos os termos do programa e principalmente sobre a operacionalização dos valores pagos aos beneficiários.

Para todos os estados do país, o banco responsável por destinar os pagamentos e fazer todas as operações do programa Acredita é o Banco do Nordeste. Conforme o avanço das negociações com outras instituições financeiras, os empreendedores brasileiros terão maior número de opções para aderir.

Programa Acredita; Novos bancos iniciarão pagamentos nos próximos meses

A maior expectativa é para o momento em que os bancos estatais aderirem ao programa. Neste momento, o cenário mais provável é que o Banco do Brasil seja o primeiro a iniciar os trabalhos de análise dos pedidos e destinação dos valores para os aprovados.

De acordo com a última atualização do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), 958 mil famílias do Piauí, número que corresponde a aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, estão inscritas no Cadastro Único.

Vale lembrar que o programa Acredita tem, dentro das suas principais regras, a liberação de crédito para empreendedores que estão inscritos no Cadastro Único. O valor máximo deste empréstimo pode ser de até R$21 mil e com facilidade nos prazos de pagamento.

Se você já tiver algum negócio próprio em funcionamento como MEI, a permissão será de até 30% do faturamento em 2023. Desta maneira, os empreendedores que estão em fase de expansão também conseguem retirar um valor que de fato seja importante.

Dentro do programa "Acredita no Primeiro Passo", a estimativa é de que 91 milhões de pessoas, distribuídas em 41 milhões de famílias espalhadas por todo o Brasil, terão condições de solicitar os empréstimos.

Microempreendedores do Piauí poderão solicitar empréstimos do programa Acredita. (Foto: M3 Mídia)
Microempreendedores do Piauí poderão solicitar empréstimos do programa Acredita. (Foto: M3 Mídia)

Eixos do programa "Acredita"

O programa Acredita foi dividido em quatro eixos. Este planejamento foi montado para atender diversas camadas de empresários do Brasil e com características específicas de cada ramo do mercado:

  • Acredita no Primeiro Passo: Voltado para famílias de baixa renda, informais, mulheres, pequenos produtores rurais e apoio ao programa Fomento Rural;
  • Acredita no seu Negócio: Voltado para empresas e com o objetivo de renegociar dívidas e acesso a crédito para MEIs e microempresas;
  • Mercado Secundário para Crédito Imobiliário: Voltado para fortalecer o setor imobiliário e criar mercado secundário de crédito imobiliário mais forte;
  • Eco Invest Brasil: Voltado para incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis em território brasileiro.