O Cadastro único é uma ferramente muito importante, ela interliga todos os programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família. Por isso, é de extrema importância que os beneficiários mantenham os seus dados atualizados. Mas e se o seu Cadastro único contém algum erro ou está desatualizado, você sabe como proceder? É o que ensinaremos neste artigo.

O também conhecido como CadÚnico pode ser realizado por um integrante da família, que será o Responsável pela Unidade Familiar. Contudo, esse representante deve ser de preferência mulher e ter mais de 16 anos. Essa pessoa será a responsável por fornecer os dados necessários de todos os membros da família e também por manter o seu Cadastro Único atualizado.

Como corrigir e atualizar os dados no Cadastro Único

Caso o beneficiário perceba algum erro de informações e dados no Cadastro Único, algumas providências deverão ser tomadas para que esses erros sejam corrigidos.

Uma das medidas a serem tomadas pelo Responsável pela Unidade Familiar é procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família na cidade onde a família tem residência. Caso seja necessário mais informações sobre onde ir, é possível pedir auxílio ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Ao encontrar o setor responsável, é preciso informar ao entrevistador as correções que precisam ser feitas no Cadastro Único. É de extrema importância que todos os dados sejam passados de maneira correta para refletir a real situação da família.

Ao solicitar a atualização do cadastro, alguns documentos necessários devem ser apresentados, como CPF ou Título de Eleitor, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para famílias indígenas. Para os outros membros da família, pode ser apresentado qualquer documento de identificação, como RG, por exemplo.

Para facilitar o cadastro, outros documentos como comprovante de residência ou de matrícula escolar podem ser apresentados também.

Denuncie problemas na atualização do Cadastro único

Caso o cidadão forneça todos os documentos necessários para corrigir erros e atualizar o Cadastro único e mesmo assim tenha o pedido negado, é possível apresentar uma denúncia entrando em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania ligando para o número 121.