"É verdade que o governo vai acabar com o Bolsa Família?" Essa foi uma dúvida recorrente entre os beneficiários nos últimos dias após uma declaração do vice-presidente, Geraldo Alckmin, sobre a possível exclusão do Bolsa Família viralizar nas redes sociais. Mas, afinal, está confirmado o fim do programa social?

O vídeo em questão, publicado na rede social TikTok e com mais de 2,2 milhões de visualizações até esta terça-feira (26), afirma que o "desgoverno anuncia fim do Bolsa Família". Porém, a informação não é verdadeira e trata-se de um trecho tirado de contexto. Nós vamos explicar.

A entrevista do vice-presidente é real, mas aconteceu em 16 de novembro de 2022, quando Alckmin entregou ao Congresso o texto da PEC da Transição. A Proposta de Emenda à Constituição previa a liberação de R$ 145 bilhões por fora do teto de gastos, para que o governo pudesse arcar com os gastos do então Auxílio Brasil de R$ 600. O nome da proposta aparece nos créditos do vídeo.

Fim do Bolsa Família: vídeo traz informação falsa sobre o programa
Fim do Bolsa Família: vídeo traz informação falsa sobre o programa

Vice-presidente fala sobre a exclusão do Bolsa Família

O vídeo que afirma sobre o fim do Bolsa Família o seguinte trecho: "Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo, ela tem um princípio que é a exclusão do Bolsa Família. Cabe ao Senado e à Câmara discutir".

A resposta do vice-presidente se refere à exclusão do Bolsa Família do teto de gastos, já que os recursos do programa para este ano foram garantidos pela PEC da transição, ou seja, ficando de fora da regra fiscal que controla as despesas do governo.

O vídeo da entrevista do vice-presidente pode ser conferido na íntegra no canal da Câmara dos Deputados (veja abaixo) e o trecho que foi vem sendo divulgado nos últimos dias pode ser conferido a partir do minuto 06:15.

Vídeo incorporado do YouTube

A apuração de que o conteúdo é FALSO foi confirmada pela agência de checagem de informação Aos Fatos.