A Caixa Econômica Federal libera nesta quarta-feira de 11 de maio, mais um lote do saque do FGTS extraordinário para um grupo. Os saques estão sendo liberados a cada semana e iniciaram no dia 20 de abril. Nesta quarta (11) os nascidos em abril terão o dinheiro creditado na conta.

Os saques foram autorizados pelo Ministério da Economia ainda em março. De acordo com o governo, aproximadamente 42 milhões de trabalhadores poderão sacar parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS.

O calendário de depósitos vai seguir a ordem de nascimento dos trabalhadores. Independente do valor disponível, o saque será limitado a R$ 1 mil por pessoa.

Ainda, para aqueles que fizeram a antecipação do saque aniversário no valor de três parcelas, o saque emergencial do FGTS não estará disponível por conta do bloqueio do saldo do FFGTS como garantia de operação de crédito.

Preciso pedir o valor?

A Caixa reitera que quem tiver saldo nas contas do FGTS terá o depósito feito automaticamente. O depósito do FGTS extraordinário não exige nenhum pedido e vai ocorrer em conta poupança digital no Caixa Tem.

Para brasileiros que já possuem conta no aplicativo e receberam algum benefício como o abono salarial Pis/Pasep ou o FGTS emergencial em 2020 o dinheiro será credito na conta já existente. Quem não possui conta no Caixa Tem terá uma conta aberta de forma automática e poderá transferir os valores para outros bancos. Para fazer isso, deverá criar uma conta no Caixa Tem.

FGTS extraordinário terá 7 saques em maio

Os depósitos ocorrerão sempre às quartas-feiras e aos sábados. Em maio, outros sete grupos terão o dinheiro depositado na conta, confira as datas do FGTS extraordinário no próximo mês:

  • 04 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em março;
  • 11 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em abril;
  • 14 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em maio;
  • 18 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em junho;
  • 21 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em julho;
  • 25 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em agosto;
  • 28 de maio - saque do FGTS liberado para os nascidos em setembro;
Calendário do FGTS extraordinário segue com depósitos em maio. Imagem: Caixa.
Calendário do FGTS extraordinário segue com depósitos em maio. Imagem: Caixa.

Prazo para sacar o FGTS extraordinário

A Caixa informou que o prazo máximo para sacar o FGTS emergencial será dia 15 de dezembro de 2022. O Caixa Tem permite transferir os valores para outros bancos ou ainda pagar boletos, fazer compras virtuais, e fazer o saque sem cartão.

Caso o beneficiário não queira sacar o valor neste ano, a Caixa permite que o cliente opte pelo não recebimento ou ainda solicie o desfazimento do crédito em conta o trabalhador por meio do aplicativo do FGTS.

No entanto, com uma Selic em 12,75%, mesmo quem não for utilizar o valor para pagar contas tem a opção de investir o valor na poupança hoje que paga cerca de 6,5% ao ano ou ainda em outros títulos atrelados à SELIC. O rendimento do dinheiro no fundo do FGTS é atualmente só de 3% ao ano.

De qualquer forma, os valores que não forem movimentados até o dia 15 de dezembro de 2022 serão devolvidos às contas vinculadas ao FGTS com as devidas correções monetárias.

Saque do FGTS extraordinário pelo Caixa Tem

Quem quiser sacar o dinheiro pelo Caixa Tem, pode dirigir-se a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. A transação pode ser feita sem cartão.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Clique no botão "Entrar" do teclado do caixa eletrônico;
  2. Em seguida, clique no botão "Saque FGTS".
  3. Depois disso, digite o número do seu CPF e clique no botão "Confirmar";
  4. Logo após, digite o código de 6 dígitos gerado no Caixa Tem;
  5. Posterior a isso, aperte o botão "Confirmar";
  6. Em seguida, escolha um valor para saque e aperte o botão "Entra".
  7. Por fim, aguarde a liberação do dinheiro.