O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), importante programa do Governo Federal para o acesso ao ensino superior, inicia 2025 com a oferta de 112.168 novas vagas para estudantes em todo o Brasil. Destas, 50% serão reservadas para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atendendo jovens em situação de vulnerabilidade econômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
O programa, regulamentado pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, divide os processos seletivos em dois semestres: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. Além disso, o governo prevê a continuidade do modelo com números semelhantes para 2026 e 2027, garantindo estabilidade e inclusão para os próximos anos.
- 67.301 vagas no primeiro semestre;
- 44.867 no segundo semestre.
Para viabilizar as novas vagas em 2025, o Governo Federal investirá R$ 774 milhões. O recurso será destinado ao Fundo Garantidor do FIES (FG-Fies), assegurando a sustentabilidade do programa e possibilitando que jovens de baixa renda tenham acesso à educação superior em instituições privadas.
A modalidade FIES Social, lançada em 2024, reforça o compromisso com a inclusão educacional. Com financiamento de até 100% dos encargos educacionais, a iniciativa reserva vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Em 2024, mais de 39 mil estudantes migraram do FIES tradicional para o FIES Social.
O que é o FIES?
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o FIES é um programa do Governo Federal que possibilita o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderem ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o FIES passou a oferecer juros zero para candidatos de menor renda e financiamento escalonado conforme a renda familiar do estudante, facilitando o acesso de milhares de brasileiros ao ensino superior.
O FIES também promove inclusão ao financiar até 100% dos encargos educacionais, dependendo do perfil econômico do estudante, e ao reservar vagas para grupos historicamente sub-representados, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Segundo Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o FIES vai além do financiamento:
O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove a inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens. Com essas vagas, reforçamos o compromisso de garantir acesso ao ensino superior de qualidade em nosso país".
Como ingressar no FIES?
Para se candidatar ao FIES, o estudante precisa atender aos seguintes requisitos:
- Ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
- Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa para o FIES tradicional ou de até meio salário mínimo por pessoa para o FIES Social.
Os processos seletivos são realizados duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, por meio do site oficial do FIES (fies.mec.gov.br). É necessário escolher o curso e a instituição de interesse, verificando a disponibilidade de vagas no sistema.
Após a seleção, o candidato deve formalizar o contrato de financiamento em um banco parceiro e comprovar a documentação exigida.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.