O Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), inicia mais um ciclo de pagamentos do programa Bolsa Família nesta quinta-feira (18). Mais de 20 milhões de famíias terão direito ao pagamento do benefício neste mês, representando um investimento superior a R$14 bilhões na economia.

E mesmo sem ainda ter oficialmente recebido o Bolsa Família, os beneficiários já sabem se estão com a permissão para o pagamento. Desde o dia 9 de julho, o extrato no aplicativo do Bolsa Família está atualizado, revelando quem tem direito ou não ao valor.

Agora, o Governo apresentou oficialmente os primeiros dados atualizados sobre o número de famílias que terão direito ao benefício. A divulgação foi feita através do SAGICAD (Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único).

Governo atualiza dados do Bolsa Família em Julho

O número de famílias liberadas para o recebimento do Bolsa Família aumentou em comparação com mês de junho. Desta vez, 20.210.313 famílias estão em conformidade com as regras do programa e entraram na folha de pagamento. Este dado é maior do que as 20.146.754 do mês anterior, representando diferença de 63.559 famílias.

Também houve diminuição importante no número de famílias bloqueadas, ou seja, que não poderão realizar o saque do benefício. Neste mês, são 591.660 famílias que não poderão sacar o Bolsa Família e terão de regularizar pendências, enquanto em junho o número apresentado foi de 677.154.

Por fim, outro dado revelado foi sobre as famílias em situação de suspensão: 31.980. Este número comprova cerca de 11 mil famílias a mais do que em junho, quando 20.704 famílias constavam nesta condição.

Bolsa Família apresentou novos dados para o mês de Julho. (Foto: M3 Mídia)
Bolsa Família apresentou novos dados para o mês de Julho. (Foto: M3 Mídia)

De acordo com as regras do programa, o beneficiário que de alguma forma apresentar irregularidades no cadastro, poderá sofrer repercussões. Ao todo, são 4 possibilidades de modificações no sistema:

  • Advertência: Benefício é recebido normalmente, mas a família é avisada por não cumprimento de obrigações e pode ter o benefício bloqueado no próximo mês;
  • Bloqueio: Benefício é gerado na folha de pagamento, mas fica bloqueado no mês da repercussão;
  • Suspensão: Benefício não é gerado na folha de pagamento e fica suspenso por 2 meses ou até a regularização pela família por meio de recurso;
  • Cancelamento: Benefício é cancelado caso a família não volte a cumprir as condições dentro de 12 meses e após acompanhamento / atendimento familiar ativo no Sicon.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família

O novo ciclo de repasse dos valores do programa Bolsa Família inicia nesta quinta-feira (18) e se estende até o dia 31. Vale lembrar que a divisão dos pagamentos é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

Veja o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 18 de julho Quinta-feira
2 19 de julho Sexta-feira
3 22 de julho Segunda-feira
4 23 de julho Terça-feira
5 24 de julho Quarta-feira
6 25 de julho Quinta-feira
7 26 de julho Sexta-feira
8 29 de julho Segunda-feira
9 30 de julho Terça-feira
0 31 de julho Quarta-feira

Desde maio, o Governo Federal declarou que todos os beneficiários residentes do Rio Grande do Sul terão o pagamento antecipado. Com isso, todos os gaúchos poderão sacar o benefício no primeiro dia de cada ciclo.

Além disso, também foi confirmada a suspensão da verificação dos cadastros no estado. As avaliações, que são feitas mensalmente, não acontecerão para garantir que a população gaúcha tenha direito ao valor como medida de retomada após as chuvas e enchentes.