Na última sexta-feira (24), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, confirmou que 1,55 milhão de beneficiários do Bolsa Família serão excluídos do programa a partir de março.

Em entrevista para a GloboNews, Dias afirmou que foram identificadas pessoas recebendo o benefício social de maneira irregular. "Vamos tirar mais de 1,5 milhão desse cerca de 5 milhões que estamos focados [em investigar]. Esse 1,5 milhão, temos segurança de que não preenche os requisitos. A partir de março. Recebem de forma irregular", disse o ministro.

Dias ainda ressaltou que, nos meses seguintes, esse número poderá aumentar. "Nossa expectativa é que, ao final da triagem, cerca de 2,5 milhões de benefícios serão cancelados. Hoje, temos 21,9 milhões de famílias recebendo. Nosso objetivo não é excluir, é tirar quem não precisa e incluir quem necessita do benefício", completou Dias.

Saídas voluntárias do Bolsa Família

Além do pente-fino que está sendo realizado pelo Governo, o ministro disse que cerca de 2.265 famílias decidiram sair de forma voluntária do programa, através da opção criada no aplicativo do Cadastro Único, disponibilizado pelo governo federal.

"Nós abrimos a possibilidade de as pessoas que não se encaixavam se apresentarem voluntariamente e saírem do programa. Isso aconteceu com essas famílias", afirmou.

A opção de descadastro do Bolsa Família está disponível no aplicativo do Cadastro Único e visa ajudar as pessoas que não precisam dos valores a darem oportunidades para que as famílias que realmente precisam possam ser incluídas no programa.

De acordo com o ministro, outras 700 mil famílias que se enquadram nas regras do programa mas não estavam recebendo, serão incluídas no programa em março.

Além disso, Dias ainda ressaltou que será criado um valor extra para as famílias que tenham mais pessoas em seus lares, já que o programa estava pagando o mesmo valor para as famílias unipessoais (apenas com um membro) e as famílias com seis ou sete integrantes.

"Não faz nenhum sentido. Por isso, vamos ter também um valor extra per capita, para atender às famílias mais numerosas. Quem vai tomar a decisão final é o presidente Lula", explicou.

Calendário Bolsa Família

Os pagamentos de fevereiro do Bolsa Família ainda estão vigentes e seguem até o dia 28. Já o calendário começa no dia 20 e segue até o dia 31. Veja abaixo o calendário de pagamentos do próximo mês:

Calendário Bolsa Família de fevereiro de 2023
NIS Final Data de pagamento
1 20 de março
2 21 de março
3 22 de março
4 23 de março
5 24 de março
6 27 de março
7 28 de março
8 29 de março
9 30 de março
0 31 de março

O calendário do Auxílio Gás retorna só em abril com o adicional de R$ 112. Como ele está sendo pago agora e é bimestral, não haverá adicional do vale gás em março.

Calendário do Bolsa Família

Calendário do Bolsa Família

O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.