Nos próximos dias, parte das mães espalhadas pelo Brasil terão direito a receber um benefício social voltado exclusivamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Este programa de transferência de renda será disponibilizado para apenas 99 mil mulheres que cumpriram com todos os requisitos definidos.

Este benefício, inclusive, já teve seu cronograma completo divulgado, tanto para a verificação dos dados, quanto para a programação dos pagamentos. Sendo assim, confira as regras abaixo e se você terá direito a receber valores referentes a este programa.

Parte das mulheres brasileiras possuem direito a um novo benefício. (Foto: M3 Mídia)
Parte das mulheres brasileiras possuem direito a um novo benefício. (Foto: M3 Mídia)

Mães de Pernambuco terá novo calendário de pagamentos em novembro

O Mães de Pernambuco, que entrou em vigor nos primeiros meses deste ano, repassa uma parcela mensal de R$ 300 para mulheres que sejam mães e que estejam em situação de vulnerabilidade. Entretanto, é necessário que a beneficiária cumpra com outros requsitos importantes, como por exemplo:

  • Ser responsável familiar;
  • Residir em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados;
  • Estar gestante ou ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses);
  • Não possuir vínculo empregatício formal.

Vale lembrar que, diferentemente de outros benefícios sociais, principalmente os que possuem âmbito nacional, é necessário que as famílias aptas a receber os valores do Mães de Pernambuco confirmem o interesse todos os meses. Por isso, são estabelecidos prazos para que esta confirmação seja efetivada e quem não realizar o procedimento, não terá direito ao pagamento.

A data programada para o repasse dos valores referentes ao Mães de Pernambuco para o próximo mês é o dia 7 de novembro, uma quinta-feira.

O pagamento é feito através de uma conta personalizada para o benefício e o acesso pode ser feito através de saque com o cartão. Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, pode sacar o valor nas agências da CAIXA, apresentando um documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.

Até o momento, o Governo do Estado de Pernambuco ainda não atingiu o objetivo principal do programa, que era de repassar o pagamento para mais de 100 mil mulheres beneficiárias. Até a última atualização, eram aproximadamente 99 mil mulheres que estavam com os pagamentos autorizados.

Mães de Pernambuco: Como fazer inscrição e consulta

Não é necessário realizar qualquer tipo de inscrição no programa Mães de Pernambuco, já que a seleção será feita a partir da base de dados do Bolsa Família, dentro do número limite de beneficiárias estabelecido pelo orçamento do estado.

Entretanto, as mulheres devem confirmar o interesse em participar do programa no site do Mães de Pernambuco - https://www.maesdepernambuco.pe.gov.br/, também respeitando os limites orçamentários.