Comunicados apresentados pelo Governo Federal nesta última semana podem ter impacto direto no fluxo de pagamentos do Bolsa Família de Dezembro, que começa mais cedo neste último mês do ano, já a partir do dia 10.

O benefício que atende quase 21 milhões de famílias espalhadas por todo o Brasil pode ter novas cidades na lista de antecipação. Isso porque, a ocorrência de eventos climáticos de grande escala fez o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional colocar novos municípios em situação de emergência, o que cria expectativa de que estes municípios entrem na lista unificada de repasses.

As portarias divulgadas nesta semana incluem 4 cidades brasileiras que tiveram o pedido de situação de emergência reconhecido e com isso, aumenta a chance de acontecer um pagamento antecipado e unificado nestes locais no próximo ciclo, no dia 10 de dezembro.

Calendário de dezembro do Bolsa Família pode ser alterado em algumas cidades. (Foto: M3 Mídia)
Calendário de dezembro do Bolsa Família pode ser alterado em algumas cidades. (Foto: M3 Mídia)

Governo pode antecipar Bolsa Família para 4 cidades em dezembro

De acordo com as Portarias divulgadas no Diário Oficial da União, são agora mais 4 cidades brasileiras que tiveram o pedido de situação de emergência reconhecido pelo Governo Federal. São elas:

ESTADO CIDADE Evento Climático Portaria
Paraíba Nova Palmeira Estiagem N. 3857
Paraná Capitão Leônidas Marques Vendaval N. 3858
Rebouças Queda de granizo
Rio Grande do Norte Cerro Corá Estiagem N. 3857

Por conta disso, os moradores destes municípios que são beneficiários do Bolsa Família podem receber o pagamento do benefício no 1º dia do calendário de dezembro, ou seja, no dia 10. Além destes locais, também já foi definido pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) que todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul também garantiram a antecipação por conta das chuvas e enchentes, ocorridas em maio.

A lista completa de cidades e estados com a antecipação sempre é divulgada pelos canais oficiais de comunicação do Governo no 1º dia de pagamento. Vale lembrar que, por conta das festas de fim de ano, o cronograma de repasses foi antecipado.

Calendário do Bolsa Família em dezembro de 2024

O próximo e último ciclo do Bolsa Família em 2024 se inicia no dia 10 e se estende até o dia 23. Aos beneficiários que não residem em locais com a antecipação concedida, a divisão das datas é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Confira o cronograma completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 10 de dezembro Terça-feira
2 11 de dezembro Quarta-feira
3 12 de dezembro Quinta-feira
4 13 de dezembro Sexta-feira
5 16 de dezembro Segunda-feira
6 17 de dezembro Terça-feira
7 18 de dezembro Quarta-feira
8 19 de dezembro Quinta-feira
9 20 de dezembro Sexta-feira
0 23 de dezembro Segunda-feira

Auxílio-Gás e Abono Natalino também serão pagos em dezembro

Além do valor da parcela mensal, o mês de dezembro também será importante para os beneficiários do Bolsa Família por conta do pagamento de outros adicionais, como o Auxílio-Gás e o Abono Natalino, também conhecido como o "13º do Bolsa Família".

Estes auxílios são concedidos para uma parte das famílias e no caso do Abono Natalino, o pagamento depende dos governos federais, porque o investimento é feito por eles neste caso.

Já o Auxílio-Gás, que é pago de forma bimestral, retoma seu ciclo de repasses no próximo mês e deve novamente atender cerca de 5 milhões de beneficiários. O valor varia de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg e a regulação é feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O calendário segue o mesmo do Bolsa Família, estabelecendo inclusive as mesmas condições para a antecipação.