O governo federal deve lançar, em novembro, um conjunto de ações para valorizar os professores da educação básica, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana. Entre as principais medidas está a criação de um Pé-de-Meia voltado para licenciaturas, com o objetivo de oferecer bolsas para apoiar estudantes que desejam ingressar na carreira docente.
Inicialmente previsto para outubro, o anúncio das ações foi adiado para novembro devido a questões orçamentárias e deve começar somente em 2025. Segundo Santana, o programa visa incentivar a formação de novos professores e conta com um modelo de adesão pelas redes estaduais e municipais, que poderão optar por participar. "Essa é uma medida fundamental para mostrar à sociedade a importância do reconhecimento e da valorização dos professores no Brasil", afirmou o ministro.
O Pé-de-Meia das licenciaturas funcionará como um incentivo para que jovens que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ingressem em cursos superiores de licenciatura com o apoio de bolsas estudantis. "Essas ações visam não apenas fortalecer a profissão, mas também enfrentar a diminuição no interesse pela carreira docente, o que pode resultar em uma carência de professores no futuro", disse.
Camilo Santana também comentou sobre a prioridade que a educação vem recebendo dentro do governo, mesmo num cenário futuro sobre contenção de gastos públicos. "Nenhuma das políticas prioritárias do Ministério da Educação foi inviabilizada por medidas econômicas. Estamos ampliando o Pé-de-Meia, as matrículas de ensino integral e os investimentos em institutos e universidades federais", explicou.
Nesta quarta-feira (30), o ministro participou da reunião de ministros da Educação do G20, em Fortaleza. Santana destacou a importância da educação na agenda do grupo, composto pelas maiores economias globais, como um pilar para o desenvolvimento econômico e social. "A convergência entre os países do G20 é clara: é essencial garantir financiamento adequado para que a educação seja universal, inclusiva e equitativa", afirmou.
Como vai funcionar o Pé-de-Meia para professores?
O Pé-de-Meia das licenciaturas funcionará como um incentivo para que jovens que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ingressem em cursos superiores de licenciatura com o apoio de bolsas estudantis.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.