Os jovens brasileiros de baixa renda podem ter acesso com meia-entrada a eventos e viagens interestaduais gratuitas voltadas à cultura ou ao esporte através de um programa de incentivo do Governo Federal. A iniciativa é da SNJ (Secretaria Nacional da Juventude junto com o MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

Em 2020, quase 1 milhão de carteirinhas do ID Jovem foram emitidas para os jovens de todo o Brasil. Segundo a titular da SNJ, Emilly Coelho, é fundamental que os jovens saibam da existência da ID Jovem para poderem exercer os seus direitos previstos no Estatuto da Juventude. "O estatuto estabelece que o jovem tem direito à cultura, incluindo a livre criação, o acesso aos bens e serviços culturais e a participação nas decisões de política cultural, à identidade e diversidade cultural e à memória social. É isso que nós estamos garantindo com a ID Jovem", afirmou.

Como funciona o ID Jovem?

Para solicitar o ID Jovem, é preciso estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único). Caso não esteja, será necessário procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua região, portando os documentos exigidos.

Pelo aplicativo ou site do CadÚnico, é possível agilizar o processo, realizando um pré-cadastro. Após o cadastramento, o documento poderá ser utilizado para uso e o jovem já poderá usufruir dos benefícios. O benefício tem um prazo de validade de apenas seis meses. No entanto, através do aplicativo, é possível renovar o documento.

Através do ID Jovem, o jovem realiza viagens gratuitamente com a carteirinha, mas somente para viagens interestaduais realizadas de ônibus convencionais (leito, semi leito e outras categorias não recebem o benefício).

O processo funciona da seguinte maneira:

  • São disponibilizadas 4 vagas para ID Jovem, duas delas com gratuidade e outras duas com 50% de desconto;
  • As empresas de ônibus que disponibilizam as vagas não são obrigadas a emitir passagem online com a gratuidade ou com desconto do ID Jovem. Com isso, é mais comum encontrar bilhetes para a modalidade nos terminais rodoviários;
  • Em caso de isenção ou desconto, o beneficiário economiza apenas no valor da passagem, não incluindo taxa de embarque, pedágios e outras cobranças.

Quais eventos aceitam a ID Jovem?

A carteira ID Jovem pode ser utilizada em:

  • cinemas;
  • cineclubes e teatros;
  • espetáculos musicais;
  • espetáculos de artes cênicas e circenses;
  • eventos educativos;
  • eventos esportivos;
  • eventos de lazer e de entretenimento.

Todos promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso. O ID Jovem está previsto no Decreto nº 8.537/2015 e atende aos direitos de milhões de jovens pelo Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013). Conheça mais o ID Jovem https://idjovem.juventude.gov.br/. Mais informações pelo 3226-9024.