Em reunião realizada em Brasília na terça-feira (5/11), o ministro Wellington Dias e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, anunciaram uma parceria para facilitar a inscrição de cidadãos no Cadastro Único (CadÚnico), principal porta de entrada para programas sociais do governo.

A iniciativa prevê o treinamento de funcionários dos Correios para oferecer suporte e atendimento aos cidadãos nas agências, orientando sobre como realizar a inscrição no CadÚnico e facilitando o acesso a programas como Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros.

A abrangência dos Correios, presente em todos os municípios brasileiros, será um grande diferencial para que essas políticas sociais cheguem a mais famílias em situação de vulnerabilidade.

Além disso, o programa busca integrar outras frentes de atuação, como o programa de microcrédito social Acredita, que visa fomentar a geração de renda, e a distribuição de cestas básicas para comunidades vulneráveis na campanha "Natal Sem Fome", que pretende arrecadar e distribuir alimentos para pessoas em situação de rua, crianças e idosos.

Como será o Cadastro Único nas agências dos Correios

Os interessados poderão se dirigir a uma agência dos Correios participante para realizar a inscrição no Cadastro Único, levando documentos de identificação pessoal, como CPF e RG.

O serviço será implementado gradativamente em todo o país, com a previsão de que as agências estejam capacitadas para receber os cidadãos no decorrer dos próximos meses.

O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.

O Cadúnico garante acesso ao Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e agora até desconto na conta de água.