Aposentados e pensionistas de todo o Brasil se preparam para receber mais um pagamento dos seus benefícios. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já divulgou as principais informações referentes ao próximo ciclo de pagamentos referentes ao mês de Agosto. A partir da próxima segunda-feira (26), a liberação dos valores começará.

Atualmente, o número exato de beneficiários do INSS é 40.438.430. Destes, mais de 34 milhões são previdenciários, enquanto o restante corresponde a brasileiros que recebem benefícios assistenciais. Entretanto, a disponibilização dos valores é feita através de um calendário, que respeita algumas regras específicas.

Sendo assim, confira as últimas informações e o calendário completo de pagamentos para Agosto.

Ciclo de pagamentos do INSS em Agosto já foi divulgado. (Foto: Ache Concursos / M3 Mídia)
Ciclo de pagamentos do INSS em Agosto já foi divulgado. (Foto: Ache Concursos / M3 Mídia)

Calendário do INSS em Agosto; Veja as datas e informações

Como dito acima, o pagamento dos benefícios do INSS é feito de acordo com o calendário. A divisão das datas é realizada de acordo com o valor do benefício e também pelo dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).

A divisão sobre os valores é feita sobre o valor do salário mínimo vigente (R$ 1.412,00). Com isso, as datas de pagamento são diferentes para quem recebe valores acima deste valor. Veja os calendários:

Pagamentos de até 1 salário mínimo

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 26 de agosto Segunda-feira
2 27 de agosto Terça-feira
3 28 de agosto Quarta-feira
4 29 de agosto Quinta-feira
5 30 de agosto Sexta-feira
6 2 de setembro Segunda-feira
7 3 de setembro Terça-feira
8 4 de setembro Quarta-feira
9 5 de setembro Quinta-feira
0 6 de setembro Sexta-feira

Pagamentos acima do piso nacional

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 e 6 2 de setembro Segunda-feira
2 e 7 3 de setembro Terça-feira
3 e 8 4 de setembro Quarta-feira
4 e 9 5 de setembro Quinta-feira
5 e 0 6 de setembro Sexta-feira

Governo segue com operação de pente-fino

Paralelamente aos pagamentos, o Governo Federal segue com sua operação, liderada pelo ministro da economia, Fernando Haddad, de realizar uma grande fiscalização em todos os benefícios do Governo e também do INSS.

A medida faz parte de um pacote de decisões já anunciadas visando reduzir os gastos nos cofres públicos e cumprir as regras fiscais deste ano. A estimativa é de que pelo menos R$ 15 bilhões sejam economizados com as novas verificações.

Além disso, o objetivo também é punir beneficiários em situação irregular. O BPC (Benefício de Prestação Continuada) foi o primeiro a ser alvo de convocação para revisão dos dados informados.

Canais de atendimento do INSS

A principal central de atendimento e de consulta para os beneficiários do INSS é o aplicativo Meu INSS. Logo após fazer o login, clique no serviço de "Extrato de Pagamento" e nesta aba aparecerá todas as informações referentes ao seu benefício.

Possíveis pendências sobre os dados pessoais fornecidos, assim como convocações para comparecimento ao INSS serão enviadas através de notificações diretamente no aplicativo.

Outro canal de comunicação com o INSS é via telefone, através do número 135. Será solicitado o número do CPF e posteriormente, o cidadão terá de confirmar informações cadastrais para a atendente.

O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.