Nesta semana, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem os últimos pagamentos referentes ao mês de julho. Para aqueles cujo pagamento é acima do piso nacional, os repasses tiveram início no último dia 1º de agosto e seguem até esta próxima quarta-feira, dia 7 de agosto.

No total, são mais de 39 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de benefício da Previdência Social. Desses, 12,8 milhões de beneficiários recebem acima do mínimo, até o teto de R$ 7.786,00. A divisão das datas de pagamento de cada mês é feita de acordo com o dígito final do cartão do benefício e também sobre o valor ao qual o beneficiário tem direito.

Calendário de pagamentos do INSS em 2024

Os pagamentos obedecem o penúltimo número do cartão do benefício, aquele que vem antes do traço.

Veja abaixo quem ainda recebe os valores do INSS nesta semana (aposentados que recebem acima do piso nacional):

Final do cartão Nº Data de Pagamento
1 e 6 01/08
2 e 7 02/08
3 e 8 05/08
4 e 9 06/08
5 e 0 07/08

Já para quem recebe apenas o piso, um salário mínimo, os pagamentos da semana serão para:

Final do cartão do benefício Nº Data de Pagamento
8 05/08
9 06/08
0 07/08

Consulta do INSS

Para saber sobre valores, extratos e o calendário de pagamento, é possível conferir pelo passo a passo a seguir:

  1. Faça login no aplicativo ou site do "Meu INSS".
  2. Clique no serviço de "Extrato de pagamento" para ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Para os segurados que não têm acesso à internet, é possível ligar para a Central 135. Durante a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para garantir a segurança e evitar fraudes.

Próximos pagamentos do INSS

O novo calendário de pagamentos do INSS começa no dia 26 de agosto para quem recebe o valor de um salário mínimo, seguindo até o dia 6 de setembro para este público.

Já para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos de agosto iniciam no dia 2 de setembro e seguem até o dia 6 de setembro. Veja o calendário completo abaixo:

Créditos: Divulgação/INSS
Créditos: Divulgação/INSS