Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, iniciam os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem acima de um salário mínimo (R$ 1.320). Os depósitos serão efetuados até o dia 7 de dezembro, contemplando um total de 12.868.803 pessoas que têm rendimentos superiores ao piso nacional.
Desde a implementação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) pelo Governo Federal, o número de benefícios previdenciários ultrapassou a marca de 39 milhões.
No mês de novembro, foram contabilizados 39.036.865 benefícios, sendo 5.657.745 assistenciais e 33.379.120 previdenciários, de acordo com a folha de pagamento do INSS. Já o número de pessoas que recebem até um salário mínimo é de 26.168.062.
Calendário de pagamentos do INSS
O calendário de pagamentos do INSS, iniciado em 24 de novembro, seguirá até 7 de dezembro para aqueles que recebem até um salário mínimo. O critério de pagamento leva em conta o número final do cartão de pagamento, sem considerar o dígito verificador.
Para os mais de 12 milhões de beneficiados que recebem acima do piso nacional, os depósitos serão realizados de 1º a 7 de dezembro, começando pelos beneficiários com cartões terminados em 1 e 6.
Veja abaixo as datas de pagamento de novembro para os beneficiários do INSS:
Até um salário mínimo:
- Final 1: 24 de novembro;
- Final 2: 27 de novembro;
- Final 3: 28 de novembro;
- Final 4: 29 de novembro;
- Final 5: 30 de novembro;
- Final 6: 1º de dezembro;
- Final 7: 4 de dezembro;
- Final 8: 5 de dezembro;
- Final 9: 6 de dezembro;
- Final 0: 7 de dezembro.
Acima do piso nacional:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro;
- Finais 2 e 7: 4 de dezembro;
- Finais 3 e 8: 5 de dezembro;
- Finais 4 e 9: 6 de dezembro;
- Finais 5 e 0: 7 de dezembro.
Como consultar os pagamentos do INSS?
Para facilitar a vida dos beneficiários, a consulta ao extrato do INSS pode ser feita pelo aplicativo e pelo site Meu INSS, utilizando a conta Gov.br para login. Lá, é possível conferir detalhes sobre o pagamento, valores a receber no próximo calendário, datas de pagamento e até agendar perícias.
Os benefícios do INSS vão além das aposentadorias e abrange uma variedade de apoios, como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários familiares e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
Redução das filas do INSS
Uma boa notícia é a redução das filas do INSS, através do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Esse programa visa agilizar a análise de pedidos de benefícios, proporcionando maior eficiência nos processos.
Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a previsão é que até dezembro de 2024, o tempo de espera para a concessão de benefícios do INSS não exceda 30 dias, atendendo às diretrizes legais que estabelecem o prazo máximo de 45 dias para o atendimento.
Calendário de pagamentos do INSS de dezembro
O calendário de pagamentos do INSS referente ao mês de dezembro já está disponível. Veja as datas abaixo:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro;
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro;
- Finais 3 e 8: 4 de janeiro;
- Finais 4 e 9: 5 de janeiro;
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.