A Caixa Econômica Federal começou a distribuir o lucro do FGTS referente ao ano de 2023, no começo de 2024. Mais de 130 milhões de trabalhadores serão contemplados com esses valores. Neste artigo, tem tudo o que você precisa saber sobre o lucro do FGTS, incluindo as datas e o valor a ser recebido.

Primeiro, devemos entender o que é o lucro do FGTS e como ele funciona. Como é de conhecimento de todos, uma parte do salário do trabalhador é depositada todo mês no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse dinheiro pode ser usado para a compra de um imóvel, caso o trabalhador seja demitido por justa causa, ou até mesmo em caso de doença grave, além é claro, da aposentadoria.

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro não fica parado, ele é usado para investimentos em habitação e infraestrutura, por exemplo. Isso faz com que lucros do FGTS sejam gerados com o tempo. Desta forma, uma boa parte desse lucro acaba sendo distribuída todos os anos para os trabalhadores que possuem saldo no FGTS.

O lucro do FGTS já caiu na conta?

A parcela lucro do FGTS começará a ser pago a todos os trabalhadores que estiveram com a conta do FGTS ativa até o dia 31 de dezembro de 2023. Tanto as contas ativas como as inativas se incluem nos pagamentos. Os trabalhadores começarão a receber o lucro do FGTS referente ao ano de 2023 a partir do dia 9 de agosto se estendendo até o dia 31 de agosto de 2024. Esse valor será depositado diretamente na conta FGTS do trabalhador.

Quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS?

O valor pode variar de trabalhador para trabalhador, isso porque, só é levado em conta o saldo do FGTS no dia 31 de dezembro de 2023.

Para descobrir quanto você tem direito a receber, basta fazer um cálculo simples, multiplicar o saldo da sua conta do FGTS pelo índice de distribuição, que no ano de 2023 foi de 0,02693258. Por exemplo, se no dia 31 de dezembro de 2023 você tinha R$ 1000 reais na conta do FGTS, terá direito a receber R$ 26,93 do lucro.

Quando o lucro do FGTS pode ser sacado?

O lucro do FGTS não pode ser sacado, ele fica preso no fundo, entretanto, em algumas situações é possível fazer o saque como:

  • Demissão sem justa causa
  • Compra da casa própria
  • Aposentadoria
  • Situação de calamidade pública
  • Por motivo de doença grave