O mês de outubro se iniciou e com ele, os ciclos de pagamentos de diversos benefícios em todo o Brasil também são retomados. Entre eles está o Mães de Pernambuco, que atualmente atende 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, melhorando a condição de vida da camada mais pobre da população pernambucana.

O valor mensal do benefício é de R$ 300 e a tendência é de que este valor seja mantido para 2025. Informações sobre reajustes e mudanças nas regras ainda não foram definidas pelo Governo de Pernambuco.

Vale lembrar que toda operacionalização do Mães de Pernambuco é feita pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e o número maximo de beneficiárias pode chegar a 100 mil. O valor total dos investimentos já supera os R$ 100 milhões.

O pagamento do Mães de Pernambuco é feito através de um cartão personalizado para o benefício e é creditado em uma conta bancária de titularidade da mãe beneficiária, por intermédio da Caixa Econômica Federal.

O cartão para saque do auxílio Mães de Pernambuco é enviado para o endereço informado pela mulher no cadastro do Cadúnico.

Ainda assim, mesmo se cumprir todas as regras do programa, a entrada da mãe ou não na lista de atendidos do Mães de Pernambuco depende dos limites orçamentários destinados e o número de vagas abertas. O limite do benefício é atender 100 mil mães beneficiárias. Por enquanto não há como fazer uma nova inscrição.

Mães de Pernambuco: calendário de Outubro

O regimento do programa prevê que os repasses aos beneficiários sejam feitos sempre no 5º dia útil de cada mês. Em outubro, por exemplo, o pagamento do auxílio está previsto para o dia 7, ou seja, na próxima segunda-feira.

Confira o calendário de repasses do Mães de Pernambuco nos últimos 3 meses deste ano:

MÊS DATA DE PAGAMENTO PREVISTA DIA DA SEMANA
Outubro 7 de outubro Segunda-feira
Novembro 7 de novembro Quinta-feira
Dezembro 6 de dezembro Sexta-feira

Quem tem direito a receber o Mães de Pernambuco?

O Mães de Pernambuco é um programa de transferência de renda criado pelo Governo do Estado de Pernambuco para auxiliar mães em situação de vulnerabilidade e que tenham responsabilidade de cuidado de crianças de até 6 anos de idade.

As mulheres participantes do programa precisam cumprir os seguintes critérios, simultaneamente:

  • Ser responsável familiar;
  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do programa Bolsa Família;
  • Manter os dados do CadÚnico atualizados;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos;
  • Não ter vínculo empregatício formal

Como o programa é estruturado sobre a folha de pagamento do Bolsa Família e com isso, não existe a necessidade de realização de um novo cadastro. Sendo assim, o cidadão precisa efetuar a confirmação do interesse para receber o benefício.

Estão disponíveis ainda dois canais de comunicação: A Ouvidoria Social tem o e-mail [email protected] e o telefone 0800 081 4421 para contato. Nestes canais de atendimento, é obrigatório informar nome completo, número de CPF e o NIS.