O auxílio Mães de Pernambuco já entrou em vigor e já está sendo importante para a população feminina do estado, beneficiando aproximadamente 100 mil mulheres em situação de extrema pobreza no estado.

O Auxílio foi lançado em evento promovido no dia 25 de março pela governadora Raquel Lyra. Nas redes sociais, muitas mulheres questionam o governo estadual sobre como já no primeiro dia de lançamento do programa todas as 100 mil mães foram selecionadas para receber o auxílio de R$ 300. O primeiro repasse já aconteceu no dia 13 de maio.

Por isso, vamos explicar neste post como funciona a seleção do Mães do Pernambuco, se é necessário fazer inscrição e como consultar se você foi contemplada.

Mães de Pernambuco: site para consulta é lançado
Mães de Pernambuco: site para consulta é lançado

Quem tem direito ao Mães de Pernambuco?

O programa tem como público-alvo as mulheres que vivem em situação de extrema pobreza, que possuem filhos com idade entre 0 e 6 anos e que cumpram os critérios de elegibilidade.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, do universo de 100 mil mulheres contempladas, 62.487 são mães solo.

Veja quais são as regras para receber o auxílio Mães de Pernambuco:

  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Familia e estar com o cadastro atualizado;
  • Ser responsável familiar;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses);
  • Nao ter emprego ou renda formal.

Mães de Pernambuco: Como fazer inscrição e consulta

Não é necessário realizar inscrição no programa Mães de Pernambuco, já que a seleção será feita a partir da base de dados do Bolsa Família, dentro do número limite de beneficiárias estabelecido pelo orçamento do estado.

Contudo, as mulheres devem confirmar o interesse em participar do programa no site do Mães de Pernambuco - https://www.maesdepernambuco.pe.gov.br/.

Já na primeira semana do programa, mais de 32 mil mulheres confirmaram a participação no Mães de Pernambuco.

Veja o passo a passo para confirmar a participação:

  1. Clicar na opção Confirmar participação;
  2. Informar o NIS e data de nascimento;
  3. Clicar no botão Aceito participar.
Mães de Pernambuco: consulta mostra o auxílio aprovado
Mães de Pernambuco: consulta mostra o auxílio aprovado

Após essa etapa, o sistema fará uma consulta ao banco de dados e irá indicar se a mulher tem direito ou não ao benefício.

A consulta para saber se terá direito ao benefício do Mães de Pernambuco também pode ser feita no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Meu auxílio não foi aprovado, e agora?

A cada seis meses o governo estadual irá renovar a lista de aprovadas no Mães de Pernambuco, conforme os critérios listados no site.

As mulheres que estão na fila de espera do Bolsa Família deverão aguardar primeiro a concessão do benefício federal e, depois, a atualização do banco de dados do programa estadual.

Consulta mostra o auxílio Mães de Pernambuco reprovado
Consulta mostra o auxílio Mães de Pernambuco reprovado

Como receber o Cartão Mães de Pernambuco?

O pagamento do benefício de R$ 300 mensais será realizado na primeira quinzena de cada mês, por meio de um cartão personalizado do programa.

O dinheiro será creditado em conta bancária de titularidade da mãe beneficiária.

O cartão para saque do auxílio Mães de Pernambuco será enviado para o endereço informado pela mulher no cadastro do Cadúnico.

Quando será o próximo pagamento do Mães de Pernambuco?

A nova e 2ª rodada de pagamentos do Mães de Pernambuco está prevista para o dia 7 de junho, e terá um acréscimo de 10 mil mulheres em comparação ao número inicial de contempladas. No total, mais de 101 mil crianças são alcançadas pelo programa.

A terceira etapa de confirmações iniciou no dia 23 de maio e vai até o dia 19 de junho. As mulheres que aderirem nesse período vão receber o benefício no 5º dia útil de julho.