O mês de dezembro se iniciou e com ele, também teremos mais um ciclo de pagamentos dos programas sociais e de transferência de renda. Estas ferramentas, que são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, representam boa parte dos investimentos na economia nacional. Uma delas é o programa Mães de Pernambuco, que já atende quase 103 mil famílias em todo o estado todos os meses.

Com o sucesso do programa, que superou os objetivos iniciais, o investimento se tornou ainda maior. Nesta semana, todas as beneficiárias que estão em conformidade com as regras estabelecidas e cumpriram com todas as etapas anteriores, poderão sacar o benefício. Entenda o cronograma deste mês abaixo.

Mães de Pernambuco realiza novo ciclo de repasses neste mês. (Foto: M3 Mídia)
Mães de Pernambuco realiza novo ciclo de repasses neste mês. (Foto: M3 Mídia)

Mães de Pernambuco: Veja o calendário de dezembro

Conforme a programação original já divulgada pelo Governo do Estado de Pernambuco, a parcela de dezembro do benefício, que é de R$ 300, será paga a todas as mulheres beneficiárias nesta sexta-feira (6).

Vale lembrar que, além de cumprir as regras de seleção, as candidatas precisam realizar a confirmação do interesse de receber os valores. E para ser integrante do grupo que recebe o benefício em dezembro, esta confirmação deveria ter sido feita até o dia 18 de novembro.

O processo acontece através do site oficial do programa Mães de Pernambuco - acesse aqui.

Quais as regras do Mães de Pernambuco em 2024?

Diferentemente da grande maioria dos benefícios sociais, o Mães de Pernambuco possui, em uma de suas regras, a obrigatoriedade de recebimento do Bolsa Família. Com isso, as famílias receberão ambos os benefícios.

Além disso, existem outras regras para o programa Mães de Pernambuco. São elas:

  • Ser responsável familiar;
  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Bolsa Família com dados do Cadastro Único atualizados;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de até 6 anos;
  • Não possuir vínculo empregatício formal.

Vale lembrar que este é apenas o 7º ciclo de confirmação e repasse do benefício, que foi criado em março deste ano.

Parte das mulheres beneficiárias, que residem em municípios menores e com pouco atendimento social, recebem as verificações de forma manual, com a visita de funcionários das prefeituras em suas residências.

Toda a operacionalização do Mães de Pernambuco é feita pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e o número maximo de beneficiárias pode chegar a 100 mil. O valor total dos investimentos já supera os R$ 100 milhões.

O pagamento dos valores referentes ao Mães de Pernambuco é feito através de um cartão personalizado para o benefício e é creditado em uma conta bancária de titularidade da mãe beneficiária, por intermédio da CAIXA.

Para 2025, é provável que o programa seja mantido e tenha novos pagamentos no início do próximo ano. Se o calendário previsto se mantiver, o novo pagamento será feito dia 10 de janeiro.