Mesmo instituído há poucos meses, o programa Mães de Pernambuco já representa uma fatia importante dos investimentos sociais feitos pelo governo do Estado. Com quase 100 mil mulheres beneficiárias, o auxílio já se tornou fundamental para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica melhorarem a condição de vida.

Desde o mês de maio, quando aconteceu o primeiro repasse dos valores referentes ao programa, o pagamento é feito nos primeiros dias de cada mês e diferentemente de outros benefícios, não existe divisão de acordo com algum critério. Todos os pagamentos são feitos de forma unificada.

Mães de Pernambuco tem calendário definido. (Foto: M3 Mídia)
Mães de Pernambuco tem calendário definido. (Foto: M3 Mídia)

Mães de Pernambuco; Calendário de pagamentos de Agosto

A principal regra do auxílio que envolve o pagamento do valor aos beneficiários é: A disponibilização para saque no 5º dia útil de cada mês. Sendo assim, para o mês de Agosto, o valor estará disponível a partir do dia 7 de agosto (quarta-feira).

O pagamento é feito por meio de um cartão personalizado do programa Mães de Pernambuco e os valores são creditados em uma conta bancária em nome da mãe beneficiária.

Após a inclusão da família parte do governo do Estado, o cartão é enviado para o endereço informado no sistema de dados do Cadastro Único.

Confira o calendário de pagamentos para os demais meses deste ano:

MÊS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
Agosto 7 de agosto Quarta-feira
Setembro 6 de setembro Sexta-feira
Outubro 7 de outubro Segunda-feira
Novembro 7 de novembro Quinta-feira
Dezembro 6 de dezembro Sexta-feira

Como fazer a inscrição no Mães de Pernambuco?

Vale lembrar que não é necessário realizar inscrições para o programa Mães de Pernambuco. A seleção das famílias é feita levando em consideração o sistema de dados do Bolsa Família e considerando também o número limite de beneficiárias estabelecidas pelos valores destinados do Governo Federal.

Entretanto, uma etapa importante é a confirmação do interesse para receber o benefício. Esta confirmação pode ser feita através do site maesdepernambuco.pe.gov.br.

Ao entrar na página, a mãe beneficiária deve seguir três passos: Clicar na opção "Confirmar Participação", informar o NIS (Número de Inscrição Social), data de nascimento e por fim, clicar na opção "Aceito Participar".

Caso a mulher tenha dúvidas se está apta ou não a receber o auxílio, a consulta pode ser feita diretamente no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do seu município.

As renovações das mães aprovadas é feita periodicamente, e neste primeiro ano de vigor do programa, estas atualizações serão feitas a cada seis meses. Caso a família esteja na lista reserva do Bolsa Família, será necessário aguardar primeiro a aprovação no programa federal para posteriormente ser incluído no Mães de Pernambuco.

Regras do programa Mães de Pernambuco

Para estar apta a receber o benefício, a mulher beneficiária precisa cumprir quatro critérios importantes. São eles:

  • Não ter emprego ou renda formal;
  • Ser gestante, mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos;
  • Ser a responsável familiar;
  • Ter residência fixada em qualquer cidade do estado de Pernambuco;
  • Ser beneficiária do programa Bolsa Família e ter todos os dados atualizados no banco de dados.

Uma característica importante deste programa é que, diferentemente de outros auxílios, o recebimento de outros benefícios, o Mães de Pernambuco permite que o cidadão receba valores referentes a outros programas do Governo Federal.